Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Reabertura do Voluntariado Hospitalar da Liga no IPO de Coimbra

15 de Junho 2021 Jornal Campeão: Reabertura do Voluntariado Hospitalar da Liga no IPO de Coimbra

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) retoma, amanhã (16), o voluntariado hospitalar no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC).

Esta é uma actividade que visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico.

O plano de retoma do voluntariado hospitalar no IPOC, resulta de uma articulação entre a Direcção do Núcleo Regional do Centro da LPCC e o Conselho de Administração do IPO de Coimbra e vai reajustar as actividades assistenciais, suspensas desde novembro de 2020, no âmbito do Estado de Emergência. Nesse sentido, os voluntários da Liga voltarão à realização de actividades fundamentais tais como: prestar apoio no acolhimento e orientação dos doentes aos vários serviços hospitalares e aos seus acompanhantes durante os períodos de espera e proceder à oferta de refeições ligeiras aos doentes e acompanhantes (águas, sandes, fruta e bolachas) nas salas de espera das consultas e tratamentos.

Esta retoma de actividade manterá a salvaguarda e o cumprimento das regras de saúde pública, tendo em vista o controlo da pandemia covid-19. Assim, os voluntários do Núcleo Regional do Centro da LPCC serão, também, submetidos previamente à realização do teste de despiste à covid-19. Além dos procedimentos individuais de protecção, equipamentos de protecção individual e materiais disponíveis, a Liga procederá à higienização diária das batas dos voluntários e demais equipamentos do voluntariado hospitalar.

O reinício da actividade de voluntariado hospitalar no IPOC foi precedido de uma formação para voluntários hospitalares, que decorreu ontem (14), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.  A acção contou com a participação de 53 voluntários, que vão retomar a sua actividade de vários anos de voluntariado hospitalar no IPO. Com a duração de quatro horas, esta acção teve a participação de profissionais da LPCC e do IPOC, e incidiu sobre as novas dinâmicas do voluntariado e as precauções básicas de controlo de infecção em contexto hospitalar.