O Colégio de S. Teotónio, em Coimbra, foi a escola a nível nacional com melhor média no exame de Matemática no ranking divulgado hoje, com uma média em exame de 18,01 valores.
A instituição de ensino da Igreja Diocesana de Coimbra teve uma nota cerca de dois valores superior aos 2.º e 3.º lugares da lista, conquistados este ano, respectivamente, pelos também privados Colégio Terras de Santa Maria, de Aveiro (16,38 valores), e Colégio Cedros, no Porto (16,17 valores).
No ranking dos exames nacionais do ensino secundário em 2016, o distrito de Viseu foi o que alcançou a melhor média, lugar ocupado por Coimbra no ano passado, de acordo com dados do Ministério da Educação.
Viseu obteve uma média de 11,17 valores, num total de 7 956 exames realizados, enquanto o distrito de Coimbra ocupa este ano a segunda posição, com uma média de 11,13 valores em exame e de 13,81 na classificação interna. Foram aqui realizados 9 417 exames.
Segue-se Lisboa, com 46 110 exames realizados, e médias de 11,128 valores em exame.
No distrito de Coimbra, o Colégio Rainha Santa é o primeiro com a melhor média nos exames, mas caiu para o 15.º lugar a nível nacional, tendo descido 12 posições em relação a 2015 (era sexto).
O segundo lugar pertence à Escola Secundária Infanta D. Maria, com a que já foi a melhor escola pública a nível nacional a ocupar o 44.º lugar (desceu cinco lugares), e o terceiro à Escola Secundária José Falcão, em 55.º lugar a nível nacional (desceu um lugar).
No distrito de Coimbra seguem-se a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, da Figueira da Foz (71 a nível nacional e subiu 12 lugares), e a Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, de Mira, que ocupa o 96.º lugar e subiu 188 lugares relativamente a 2015.
Após o 5.º lugar o ranking distrital está assim ordenado:
Escola Secundária de Arganil;
Escola Secundária da Lousã;
Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra);
Escola Secundária Lima de Faria (Cantanhede);
Instituto Inácio Loyola (Colégio da Imaculada Conceição, Cernache);
Instituto Pedro Hispano (Granja do Ulmeiro, Soure);
Escola Secundária de Montemor-o-Velho;
Escola Secundária de Fernando Namora (Condeixa-a-Nova);
Escola Básica e Secundária Martinho Árias (Soure);
Escola Secundária de Tábua;
Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo);
Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra);
Escola Secundária Cristina Torres (Figueira da Foz);
Centro de Estudos Educativos de Ançã;
Escola Secundária D. Duarte (Coimbra);
Escola Secundária de Oliveira do Hospital;
Escola Básica e Secundária de Penacova;
Escola Secundária Jaime Cortesão (Coimbra);
Escola Secundária D. Dinis (Coimbra);
Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Figueira da Foz).