Coimbra  19 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rainha Santa é tema de um evento solidário para as Cozinhas Económicas

21 de Outubro 2019

Isabel Geraldo (presidente do Rotary Clube de Santa Clara); Ana Maria Medeiros (presidente da Associação das Cozinhas Económicas); Ana Cristóvão (Cozinhas Económicas); e Emília Martins (presidente da Orquestra Clássica do Centro)

 

O apoio à Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), a única do género na cidade de Coimbra, é o grande objectivo de uma conferência/jantar solidário, intitulado “São Rosas Senhora”, que irá ter lugar a 09 de Novembro, no Pavilhão Centro de Portugal.

A iniciativa conta com a organização da ACERSI, da Orquestra Clássica do Centro (OCC) e dos três clubes rotários de Coimbra (Santa Clara, Olivais e Coimbra), numa missão conjunta de angariar verbas para ajudar as Cozinhas Económicas, uma instituição que apoia, essencialmente, cidadãos carenciados.

A prioridade é a compra de um fogão industrial, com o custo de 5 000 euros, para o qual a organização espera que este evento possa ser o maior contribuidor, além de ajudar “a divulgar o trabalho que esta instituição desenvolve”, explicou Emília Martins, presidente da OCC.

A Rainha Santa Isabel, padroeira da ACERSI, e uma figura incontornável da cidade de Coimbra, será o tema central deste evento solidário e aberto à comunidade, que terá como intervenientes Isolina Mesquita (administradora da Bluepharma), que falará sobre “Um Roseiral em Coimbra”; segue-se Helena Cabral de Carvalho (jurista), que abordará o tema “Isabel – A caminhante pelo Bem”; e, também, Francisco Pato de Macedo (professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) que vai falar sobre “Isabel de Aragão – personalidade histórica tão ligada às artes, à solidariedade e ao nosso património”.

Com respostas ao nível do refeitório social, onde serve, diariamente, cerca de 600 refeições por dia; um centro de dia e um serviço de apoio domiciliário, prestando cuidados a perto de 350 pessoas diariamente, a instituição necessita de apoios regulares “para dar uma resposta de qualidade e que dignifique os utentes”, afirmou Ana Cristóvão, da ACERSI.

“São estas actividades que fazem a diferença na prestação dos serviços e o apoio que é dado por nós a quem menos tem”, sublinhou a responsável, agradecendo o gesto das entidades envolvidas.

Ana Maria Medeiros, presidente da Direcção da ACERSI, relembra que esta é uma instituição com 86 anos e para quem “os apoios são sempre necessários, para que possa prestar um serviço digno, responsável e de qualidade”.

Os rotários também se juntam nesta missão solidária, desafiando os participantes neste evento a, além dos fundos que serão angariados através das inscrições, levarem um ou dois bens alimentares que ajudarão a colmatar as carências alimentares de quem procura as Cozinhas Económicas.

“O apoio à população mais carenciada é uma das nossas principais missões e, uma vez que a instituição necessita de apoio continuado, convidamos as pessoas a trazerem bens alimentares [essencialmente azeite, óleo e arroz] para ajudar a suprimir algumas destas dificuldades”, disse Isabel Geraldo, presidente do Rotary Clube de Santa Clara, em representação dos três rotários.

A inscrição para a conferência / jantar tem o custo de 30 euros e as inscrições podem ser realizadas junto da Orquestra Clássica do Centro (239 824 050 / 916 994 160 / 919 458 994 – occ@orquestraclassicadocentro.org)

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com