Coimbra  19 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rabaçal: Mercado do Queijo e dos Romanos regressa este domingo

27 de Abril 2019

O maior queijo do Rabaçal vai poder ser provado, este domingo (28), naquela vila do concelho de Penela, que regressa a séculos passados com o tradicional ‘Mercado do Queijo e dos Romanos”.

O mercado de agricultura tradicional e familiar é uma das grandes atracções deste certame, que tem no queijo do Rabaçal, produto com Denominação de Origem Protegida (DOP), o seu principal aliado.

A par disso, o evento organizado pela União de Freguesias de S. Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, em parceria com a Câmara Municipal, tem à disposição dos visitantes vários expositores de artesanato, um comboio turístico, visitas guiadas ao Museu e Estação Arqueológica, bem como sessões de fabrico de pão e queijo e um atelier do mosaico.

O programa tem início pelas 08h00, seguindo-se a caminhada “Rota do Queijo do Rabaçal”, pelas 09h00, sendo que a abertura do certame realiza-se meia hora mais tarde.

Às 10h00 é tempo de receber as entidades oficiais e dinamizar o I Seminário “Queijo do Rabaçal”, promovido no âmbito do ‘Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro’ e que procurará abordar temas de elevada importância para a fileira da produção do leite e do queijo e, o seu papel na estratégia de desenvolvimento rural.

Às 12h00 realiza-se a primeira recriação histórica da ‘Chegada dos Romanos’. Depois de um almoço, pelas 15h00, a recriação pretende simular o ‘Quotidiano dos Romanos’, seguindo-se um desfile etnográfico e o XIX Festival de Folclore do Rabaçal.

O sucesso dos anos anteriores dita esta nova edição, realizada no centro da vila, e onde se poderá comprar e apreciar o melhor que a região de Sicó tem para oferecer, nomeadamente, ao nível dos produtos endógenos. O vinho, o azeite, o mel ou as nozes, sem nunca esquecer o queijo são mais do que motivos para visitar este certame.

À semelhança de outros anos, será produzido o maior queijo do Rabaçal, que poderá ser apreciado pelos visitantes pelas 11h30. Esta iniciativa da confecção do maior queijo é, também, uma forma de atracção e de divulgação daquele território e do seu património, material e imaterial, para além de ajudar a potenciar os negócios dos produtores e artesãos, principalmente, do concelho de Penela.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com