Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Queima das Fitas foi nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular

7 de Abril 2020 Jornal Campeão: Queima das Fitas foi nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Queima das Fita de Coimbra está a concorrer para o título de uma das “7 Maravilhas da Cultura Popular”, no concurso nacional promovido pela RTP.

A festa académica de Coimbra, a mais antiga e maior do país, concorre na categoria de ‘Festas e Feiras’, sendo que está então a concurso para as próximas fases, que deverão acontecer entre Maio e Setembro. A gala final do concurso está marcada para 05 de Setembro.

No seguimento dos vários concursos promovidos pela RTP, este ano será a vez de celebrar as 7 Maravilhas da Cultura Popular, “fruto da a multiculturalidade do nosso país, que se afirma pelos seus valores únicos e pela sua autenticidade”.

A Queima das Fitas, com décadas de história, alguma dela que se funde com a do próprio país, é um marco na vida estudantil de Coimbra, com uma cultura e tradições únicas.

Entre as iniciativas realizadas, a Queima tem arranca com a Serenata Monumental, no largo da Sé Velha, mas proporciona aos estudantes eventos como o icónico cortejo dos carros de curso das Faculdades, o Baile de Gala, a Queima do Grelo, o Sarau de Gala, o Chá Dançante, a Récita, a regata internacional, o “meeting” de natação e, claro, as incontornáveis “Noites do Parque”, na praça da Canção.