Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Queima das Fitas apresenta cartaz com ritmos nacionais e brasileiros

26 de Abril 2018

Os incontornáveis Xutos e Pontapés e Quim Barreiros, os estreantes Carolina Deslandes e Calema, bem como os sons quentes do Brasil de Seu Jorge e Daniela Mercury são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Queima das Fitas de Coimbra, apresentado hoje, pela Comissão Organizadora.

A maior festa dos estudantes de Coimbra tem início na próxima quinta-feira (03), com a ‘Serenata Monumental’ na Sé Velha, que vai mesmo acontecer depois de ter estado previsto o seu cancelamento, uma decisão tomada pela Secção de Fado da Associação Académia de Coimbra (AAC), que se queixava de falta de apoio financeiro.

Seguem-se as habituais ‘Noites do Parque’, na praça da Canção, entre 04 e 11 de Maio. O ponto alto, o cortejo dos fitados, acontece no domingo (06), que terá como principal novidade a colocação de sanitários ao longo do percurso, caso a autarquia assim o autorize, bem como faixas e mensagens nesse mesmo dia a apelar a um “consumo mais responsável” e sem desperdício, sublinhou.

A Queima das Fitas deste ano apresenta algumas mudanças face aos anos anteriores, desde logo por ser a primeira festa dos estudantes de Coimbra sem garraiada, que foi retirada do programa oficial depois de mais de 70 por cento dos alunos terem decidido acabar com esta actividade, num referendo realizado em Março.

Haverá, ainda, outras alterações, como a utilização de copos reutilizáveis nas noites da praça da Canção, com o intuito de “combater o desperdício”, afirmou Manuel Lourença, secretário-geral da Comissão Organizadora. A organização está, ainda, a trabalhar para que, no futuro, deixem de ser utilizadas latas de cerveja no cortejo e se passem a usar barris de cinco litros.

Na praça da Canção, a animação arranca a 04 de Maio (sexta-feira), com as actuações do brasileiro Seu Jorge e da portuguesa Blaya, que lança este ano o seu primeiro álbum.

No primeiro sábado (05), é a vez dos veteranos Xutos e Pontapés e Linda Martini, seguindo-se, no domingo de cortejo (06), Quim Barreiros.

Dia 07 (segunda-feira) será Kappa Jota, Mundo Segundo e Sam The Kid; no dia seguinte os estreantes Calema vão encher o palco, bem como Dillaz. Na quarta-feira (09), o palco vai receber Club Banditz e Vini Vici, e dia 10 de Maio Richie Campbell e Wet Bed Gang.

A festa dos estudantes termina a 11 de Maio (sexta-feira), com os concertos de Carolina Deslandes e da brasileira Daniela Mercury.

Este ano, os estudantes bolseiros vão ter um desconto na compra do bilhete geral e o número de convites distribuídos pela organização é reduzido em “mais de 50 por cento”, afirmou a organização.

A edição de 2018 da festa da Queima das Fitas está orçada em 980 000 euros, menos 250 000 do que na edição anterior, o que levou a “alguma ginástica na programação”, esclareceu Manuel Lourenço.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com