Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Queijo quer atrair milhares de pessoas a Tábua e Oliveira do Hospital

16 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Queijo quer atrair milhares de pessoas a Tábua e Oliveira do Hospital

O queijo da Serra vai ser o protagonista dos próximos fins-de-semana no interior da região Centro, acompanhado pelo pão, vinho, enchidos, artesanato e gastronomia, na feira de Tábua e na festa de Oliveira do Hospital.

A 28.ª edição da Feira do Queijo de Tábua regressa no fim-de-semana de 04 e 05 de Março, onde se esperam milhares de visitantes e cerca de 110 participantes, dos quais 80 são produtores do concelho. Já em Oliveira do Hospital, a 26.ª Festa do Queijo vai animar a cidade no fim-de-semana de 11 e 12 de Março, com muitos visitantes e animação e um padrinho muito especial: o actor e apresentador Fernando Mendes.

Na apresentação da “Feira do Queijo” de Tábua, hoje, Mário Loureiro, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância do certame para a promoção do concelho, uma forma de se mostrar “o que tem de bom e as tradições culturais”.

Com um orçamento de 27 500 euros, este evento atrai muitos visitantes de fora do concelho, “que vêm, de facto, fazer compras” e isso, para o autarca, “é o mais importante porque a Feira não é apenas uma mostra, é também uma forma de apoiar os nossos produtores e só assim faz sentido”.

A expectativa é que o certame “continue a crescer e a apostar na qualidade, na valorização do concelho e da região”, além de ser um incentivo para “melhorar e criar condições para que esta actividade [de produtor de queijo] continue a ser uma realidade no concelho de Tábua, porque gera emprego e riqueza”, realçou o édil.

O objectivo é conseguir ultrapassar as cerca de 15 000 pessoas que, no ano passado, visitaram a feira, que volta a realizar-se no pavilhão multiusos.

Além dos produtos endógenos, da gastronomia e do artesanato, a Feira do Queijo vai ainda contar com muitos momentos de animação musical e cultural, dando destaque a associações e grupos do concelho.

A Festa do Queijo, em Oliveira do Hospital, decorre a 11 e 12 de Março

No concelho vizinho de Oliveira do Hospital, o queijo da Serra, com denominação de origem protegida, também terá o seu espaço no fim-de-semana de 11 e 12 de Março, estando, ainda, integrada na Semana da Gastronomia, que acontece de 06 a 12 de Março.

O queijo será, uma vez mais, a grande atracção, contudo, muito mais há para ver e fazer nesta grande festa, onde os produtos endógenos terão, também, um destaque especial.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, afirmou, hoje, que “o objectivo central é promover a marca, a imagem e o nome de Oliveira com um produto de excelência”, nesta que o autarca considerou como o “maior evento da cidade”, que atrai cerca de 300 expositores de todo o país, que no caso dos produtores serão apenas do concelho.

A expectativa é, por isso, aumentar o número de visitantes e chegar às 80 000 pessoas, tendo, para isso um programa de actividades e animação bastante preenchido, que inclui provas de queijos, enchidos e vinhos da região demarcada do Dão, tosquia de ovelhas, fabrico de queijo ao vivo, feira de artesanato e colecionismo, concurso de gastronomia, exposição animal e “show cooking”.

Ana Paula Neves, vice-presidente da Câmara; Mário Almeida, presidente do Município, e Ricardo Cruz, vereador

Executivo apresentou Feira do Queijo de Tábua: Ana Paula Neves, vice-presidente da Câmara; Mário Almeida, presidente do Município, e Ricardo Cruz, vereador

 

Apresentação da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital: O actor Fernando Mendes e o presidente da Câmara José Carlos Alexandrino

Apresentação da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital: O actor Fernando Mendes e o presidente da Câmara José Carlos Alexandrino