Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Queijo do Rabaçal é a atracção principal do mercado romano

29 de Abril 2018

Este domingo (29), produtores e vendedores do ex-libris do Rabaçal, o famoso queijo, vão dar corpo a mais uma edição do Mercado do Queijo e dos Romanos do Rabaçal, uma iniciativa da União de Freguesias de S. Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, em estreita parceria com o Município de Penela.
O certame, que tem sido um sucesso em anos anteriores e tem vindo a crescer consideravelmente, vai contar com a presença de cerca de 60 expositores, entre produtores, vendedores e artesãos, a grande maioria da vila do Rabaçal e do concelho de Penela.

No local do Mercado, no centro do Rabaçal, os visitantes poderão comprar e degustar o queijo, mas também outros produtos endógenos desta região (o vinho Terras de Sicó, o azeite, o mel ou as nozes), além de poderem apreciar a sua confecção.
O programa inclui actividades durante todo o dia, como uma caminhada, uma sessão sobre “Lacticínios”, recriações históricas da “Chegada dos Romanos” e do “Quotidiano Romano”, um desfile etnográfico e o XVIII Festival de Folclore do Rabaçal. O Mercado terá, ainda, como atracção, o “maior queijo do Rabaçal”, confeccionado com mais de 500 litros de leite, pela Serqueijos.

Além disso, o certame vai contar com um mercado de agricultura tradicional e familiar, visitas guiadas ao Museu e à Estação Arqueológica do Rabaçal, bem como oficinas infantis, um comboio turístico e artesanato.
“A realização deste Mercado tem como objectivo valorizar e conservar o património do Rabaçal”, sendo, também, “uma forma de dar sustentabilidade à aldeia e aos seus produtores”, explicou a presidente da UF, Maria Marné.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com