Coimbra  29 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Quebra de receitas preocupa Diocese de Coimbra

25 de Abril 2020 Jornal Campeão: Quebra de receitas preocupa Diocese de Coimbra

A Diocese de Coimbra manifestou a sua preocupação com a quebra nos rendimentos das paróquias devido à pandemia da covid-19, realçando que a não realização das visitas pascais agravou as dificuldades financeiras.

Por ocasião das festividades da Páscoa, canceladas ou pelo menos restringidas desta vez, em cumprimento do estado de emergência, “a generalidade das pessoas contribuem” com donativos para as estruturas locais da Igreja Católica, salientou à agência Lusa o vigário geral da Diocese, Pedro Miranda.

“É natural que haja alguma preocupação neste campo”, declarou.

Também em Coimbra, segundo Pedro Miranda, as restrições aplicadas pelo Governo para combater a propagação do novo coronavírus resultaram numa “quebra grande” nas doações dos crentes.

“O que mais pesou nesta quebra foi a não realização da visita pascal”, uma importante fonte de rendimento “para um grande número de paróquias”, sublinhou.

Esta receita, contudo, tem “um peso muito maior nas paróquias rurais”, ressalvou.

O mesmo responsável disse não ter conhecimento, na região, de situações que se inscrevam no regime do ‘lay-off’ ou equiparadas, para sacerdotes ou funcionários.

“Na Diocese de Coimbra, há um número relativamente pequeno de paróquias que tenham funcionários, além dos padres”, segundo o vigário geral.