Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Quatro nomes de Coimbra eleitos eurodeputados

27 de Maio 2019

Maria Manuel Leitão Marques (PS), Marisa Matias (BE), Lídia Pereira e Álvaro Amaro (PSD) são os quatro nomes de Coimbra que foram eleitos para o Parlamento Europeu.

António Marinho e Pinto, que no mandato findo tinha sido eleito pelo Movimento Partido da Terra (MPT) em 2014, recandidatou-se, encabeçando, agora, a candidatura do Partido Democrático Republicano (PDR), mas não foi eleito.

Na lista do PS, Maria Manuel Leitão Marques, catedrática da Universidade de Coimbra, está imediatamente a seguir a Pedro Marques (ambos ex-ministros), e os economistas Lídia Pereira e Álvaro Amaro, respectivamente, segundo e quinto membros do elenco de eurodeputados do PSD.

Socióloga, Marisa Matias é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e perfilou-se, há três anos, para a Presidência da República, tendo sido reeleita eurodeputada pelo Bloco de Esquerda, como cabeça de lista.

Neste contexto, merece destaque a Faculdade de Economia conimbricense: Maria Manuel é catedrática da Escola e lá fez doutoramento Marisa Matias e se licencaram Lídia Pereira e Álvaro Amaro.

Marinho e Pinto dedicou-se, durante anos, em Coimbra, à advocacia, tendo sido também nesta cidade que Álvaro Amaro deu início à actividade profissional de economista.

Outrora secretária de Estado, a coadjuvar o então ministo da Administração Interna António Costa (2005 -07), Maria Manuel Leitão Marques ingressou, em 2015, no actual Governo para ser ministra da Modernização Administrativa e titular da Presidência do Conselho.

Natural de Coimbra e a trabalhar como consultora em Bruxelas, Lídia Pereira foi eleita, recentemente, para presidir à Juventude do Partido Popular Europeu.

Outrora secretário de Estado da Agricultura, Amaro líderou o Município da Guarda, foi deputado à Assembleia da República e presidiu à Mesa da Assembleia Geral da Académica/OAF.

Também de partida para Bruxelas está Francisco Guerreiro, cabeça de lista pelo PAN – Pessoas, Animais e Natureza que, pela primeira vez, consegue eleger um deputado.

Francisco Guerreiro estudou Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e foi candidato à Câmara conimbricense nas autárquicas de 2013.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com