Coimbra  4 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Quatro e Meia, Rui Veloso e musical de Nuno Feist iniciam Festas de Coimbra

3 de Julho 2020 Jornal Campeão: Quatro e Meia, Rui Veloso e musical de Nuno Feist iniciam Festas de Coimbra

Um concerto dos Quatro e Meia, Rui Veloso e o espectáculo “O Melhor dos Musicais”, de Nuno Feist, são três dos eventos que, no âmbito das Festas da Cidade, se realizam hoje, sábado e domingo em Coimbra.

As Festas da Cidade decorrem entre hoje e dia 12, em formato adequado ao actual contexto de pandemia e “no cumprimento integral das orientações da Direcção-Geral da Saúde (DGS)”, afirma a Câmara de Coimbra.

Em 2020, “as celebrações serão diferentes dos últimos anos, apostando em eventos simultâneos, entradas controladas para adequar a lotação e transmissões ‘online’ para as redes sociais”, sublinha a autarquia, que promove uma programação orientada para “apoiar a retoma da economia local”, baseada essencialmente em artistas locais, adoptando um modelo “completamente moldado às novas circunstâncias impostas pelo actual contexto de pandemia”.

O Jardim da Sereia será o palco, às 22h00 de sábado, 04 de Julho – Dia da Cidade e feriado municipal – do concerto de Rui Veloso, “um dos artistas mais influentes da música portuguesa, com músicas e sucessos que atravessam gerações”, salienta a Câmara.

Dirigido pelo maestro Nuno Feist, “O Melhor dos Musicais”, que terá lugar no domingo, às 18h00, no grande auditório do Convento São Francisco, “é um espectáculo único com os maiores êxitos de sempre da Broadway e do West End”, reunindo “os melhores artistas da atualidade”, que contam com “uma orquestra que toca as mais belas canções de sempre”. Neste espectáculo participam ainda a Orquestra Clássica do Centro e o Coimbra Feist Choir.

Para além de Rui Veloso, o Jardim da Sereia também será palco de concertos, igualmente com lugares marcados e transmissão ‘online’, designadamente em 10 de Julho e no dia seguinte, com actuações dos Anaquim e de André Sardet com João Só, respectivamente, ambos às 22h00.

Do programa, destaque ainda, designadamente, para os espectáculos de Anaquim, JP Simões, Cithara, Mancines ou Os Quatro e Meia, que estarão hoje, às 22h00, na Praça das Bandeiras do Convento São Francisco.

O ‘cartaz’ das Festas integra também iniciativas como exposições, programação infantil, mini-concertos em simultâneo em vários locais, e “’vídeo mapping’ nas fachadas das casas, num espectáculo itinerante denominado ‘Festival à Janela’, por várias freguesias do concelho” e serões em casas de fado, exemplifica a Câmara.

Com um total de 10 espectáculos distribuídos por cinco espaços, os mini-concertos prometem levar a palco “muitos artistas de Coimbra ou que, de algum modo, estão ligados à cidade”, para “dar a conhecer ao público o que de melhor por cá se faz”, da comédia à música, desde o pop rock à música tradicional portuguesa ou ao jazz com a canção de Coimbra.

O espectáculo itinerante de ‘vídeo mapping’ nas fachadas das casas, da empresa O Cubo, denominado “Festival à Janela”, pretende, refere a Câmara de Coimbra, que “o público assista, confortavelmente, a partir das janelas e varandas de suas casas a concertos projectados no espaço urbano de zonas como, por exemplo, Vale das Flores (hoje), Cidral e Solum (dia 04), Celas e Olivais (dia 05), ou Santa Clara e São Martinho do Bispo (dia 11), sempre a partir das 21h30.