Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Quase 20 toneladas de resíduos do Cortejo da Queima das Fitas vão para reciclar

3 de Junho 2024 Jornal Campeão: Quase 20 toneladas de resíduos do Cortejo da Queima das Fitas vão para reciclar

O Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Coimbra e a empresa SUMA recolheram 19,9 toneladas de resíduos no cortejo da Queima das Fitas.

A operação envolveu 70 trabalhadores e nove viaturas com diversas funcionalidades e mais de uma dezena de meios técnicos complementares. Este ano foi possível enviar para valorização a totalidade (100%) dos resíduos, aumentando a reciclagem em 12,9 toneladas, comparativamente a 2023 (na altura, foram recicladas sete toneladas dos 10,4 de resíduos).

O Cortejo da Queima das Fitas encheu as ruas de Coimbra no passado dia 26 de Maio. Das 19,9 toneladas de resíduos produzidas ao longo do cortejo, as embalagens (19,56 toneladas) – onde se destacam as embalagens de bebidas em lata – foram maioritárias, às quais acrescem 340 quilos de vidro. Nesta edição, foi possível enviar para valorização a totalidade (100%) dos resíduos produzidos durante o Cortejo, aumentando a reciclagem de resíduos em 12,9 toneladas comparativamente a 2023.

A operação de recolha de lixo e de limpeza das ruas foi desenvolvida imediatamente a seguir à passagem dos carros alegóricos dos estudantes, entre a Alta e a Baixa, e envolveu 70 trabalhadores e nove viaturas com diversas funcionalidades e mais de uma dezena de meios técnicos complementares. Em complemento, foi montado no final do cortejo, antes do desmantelamento dos carros, um sistema de recolha de resíduos, dentro dos próprios carros, assegurado pela Câmara Municipal.

Relativamente às restantes actividades da Queima das Fitas, estão ainda a ser ultimadas as quantificações de resíduos, nomeadamente os que decorrem das festividades na Praça da Canção.