Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Quartel da Imagem inaugurado na Figueira da Foz

27 de Junho 2021 Jornal Campeão: Quartel da Imagem inaugurado na Figueira da Foz

Ontem de manhã, sábado, foi inaugurado o Quartel Imagem da Figueira da Foz, que fica instalado no antigo quartel dos Bombeiros Municipais, no Largo Padre Arménio Marques (mesmo em frente à Igreja Matriz), instalações que acolheram a corporação municipal desde 1865 até 2015.

A reabertura deste espaço só foi possível após obras de requalificação orçadas quase num milhão de euros, comparticipadas pelos fundos comunitários como explicou Carlos Monteiro.

O espaço tem novas valências de partilha destinado à imagem, com uma área dedicada ao coworking direccionado para as artes gráficas, fotografia, cinema e o Arquivo Fotográfico Municipal com um novo espaço expositivo.

O presidente da câmara falou da importância deste espaço no âmbito cultural, lembrando por outro lado que é mais um ponto de referência no seio da cidade, na regeneração desta zona onde pode ser importante o seu” contributo na dinamização do comércio tradicional local”.

Entre os diversos convidados estava a Diretora Regional da Cultura do Centro, Susana Menezes, que recordou momentos da sua meninice nos verões passados na Figueira da Foz, lembrando até que foi aqui que viu o primeiro filme da sua vida. Quanto ao Quartel da Imagem, salientou o coworking como “agregador de criatividade e memória da cidade”, bem como “uma aposta de projecto diferenciador sólido nas políticas públicas”.

No âmbito desta inauguração, foram apresentadas duas exposições ligadas à história da fotografia e cinema da Figueira da Foz: “Parque Cine um cinema paraíso” e “Manuel Santos O fotógrafo amador”, ambas com curadoria de António Viana.

O Quartel da Imagem está aberto de segunda a sexta das 10h00 às 18h00; Sábados das 15h00 às19h00 e aos domingos e feriados está encerrado.