Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Qualidade de Ouro” distingue Praias de Mira e Poço da Cruz

18 de Maio 2023 Jornal Campeão: “Qualidade de Ouro” distingue Praias de Mira e Poço da Cruz

A Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz foram distinguidas com o Galardão “Qualidade de Ouro”, pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus).

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

O objectivo é realçar as praias que ao longo de vários anos, apresentam sistematicamente, uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Esta é uma excelente notícia para o concelho, que reflecte o empenho de todos os intervenientes na gestão das nas nossas praias. Este galardão vem juntar-se à Bandeira Azul em ambas Praias, motivo de orgulho para a Autarquia e população.

Na época balnear 2023, a Quercus atribui o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região

Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98).