Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PSP sensibiliza para prevenção e segurança pública em Coimbra e Figueira da Foz

24 de Maio 2023 Jornal Campeão: PSP sensibiliza para prevenção e segurança pública em Coimbra e Figueira da Foz

Várias dezenas de pais e encarregados de educação de estudantes do ensino básico e secundário, da área de responsabilidade da PSP de Coimbra e Figueira da Foz, foram sensibilizados para a prevenção e segurança públicas.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) referiu que deu a conhecer, nos dias 16 e 17, o programa “A Prevenção na comunidade escolar – encarregados de educação, professores e funcionários”.

Este programa visa “sensibilizar, informar e formar encarregados de educação, professores e funcionários, através de um conjunto de eventos a implementar no próximo ano lectivo, em 62 estabelecimentos de ensino básico e secundário de Coimbra e Figueira da Foz”, afirmou a PSP.

O projecto integra acções sobre temas nas áreas da prevenção e segurança públicas, tais como denúncia, queixa ou participação em contexto escolar, ‘bullying’, comportamentos aditivos, maus-tratos e violência no namoro, cibersegurança, gravações e fotografias ilícitas e prevenção rodoviária, entre outros.

A iniciativa é organizada, em conjunto, pelo Comando Distrital da PSP de Coimbra e pela Direcção de Serviços da Região Centro da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DSRC/DGEstE), com a colaboração dos Municípios de Coimbra e Figueira da Foz.

A implementação da “Prevenção na Comunidade Escolar Família e Escola” insere-se no Plano Estratégico do Comando Distrital de Coimbra 2022-2024, que tem, nomeadamente, como “missão, trabalhar em prol de uma sociedade segura, tranquila e sustentável”.

Aquilo que se pretende é “desmistificar e simplificar conceitos de segurança junto dos encarregados de educação, professores e funcionários, de modo a acompanhar e apoiar os jovens estudantes dentro e fora do meio escolar”, sublinhou o comandante distrital da PSP de Coimbra, superintendente Rui Coelho de Moura.

Segundo a delegada regional de Educação do Centro, Cristina Fernandes de Oliveira, é de extrema importância “envolver os diversos agentes que integram a comunidade escolar, fornecendo-lhes formação e informação adequadas sobre temas tão pertinentes nas sociedades actuais”.