Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PSP reforça patrulhamento em Coimbra com veículos eléctricos

12 de Julho 2023 Jornal Campeão: PSP reforça patrulhamento em Coimbra com veículos eléctricos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar o patrulhamento em Coimbra com recurso a veículos eléctricos, que permitem uma cobertura policial maior e a deslocação a sítios de difícil acesso naquela cidade.

Considerando as características da cidade e a rede de ciclovias de que dispõe, a PSP vai efectuar o policiamento com veículos eléctricos – um automóvel e duas bicicletas, no âmbito do programa “Verão Seguro” da PSP.

Segundo o Comissário da 2.ª Esquadra de Coimbra, Artur Loureiro, estes veículos de duas rodas já existiam, no entanto, o facto de estes veículos disporem agora desta bateria possibilita a “cobertura de uma área que antigamente era mais complicada, devido à sinuosidade da cidade”.

Este factor veio também proporcionar um patrulhamento em mais zonas na cidade.

“Num turno normal, se não tivéssemos a mobilidade eléctrica, nomeadamente, ao nível das equipas velocipédicas, o percurso percorrido seria menor, enquanto com esta mais-valia a cobertura da área será consideravelmente maior”, disse hoje, na apresentação do programa, numa conferência de impressa, na Baixa da cidade de Coimbra, Artur Loureiro.

As bicicletas foram cedidas no ano passado, no âmbito da operação Verão seguro 2022, e este ano vão novamente funcionar com baterias, que tem uma duração para uma semana de patrulhamento.

O automóvel, que existe desde final de 2019, está afecto à Escola Segura da PSP.

Questionado pelos jornalistas acerca do patrulhamento com mais veículos eléctricos, Artur Loureiro admitiu a possibilidade de existirem “mais meios deste género” no futuro.

“Este policiamento velocipédico percorre toda a área – o parque verde, a zona do choupal, percorre a zona da Universidade, tudo zonas de afluência de pessoas e de turistas”, sublinhou.

A preocupação da Polícia passa, designadamente, por “marcar presença”, de modo que os habitantes e os visitantes se sintam seguros.

O reforço do policiamento de visibilidade, com o objectivo de prevenir a criminalidade, incide em todas as zonas residenciais, comerciais e turísticas da cidade e na praia fluvial do Rebolim.

O Comissário da 2.ª Esquadra de Coimbra deu ainda nota de que, o número de pedidos, no âmbito do programa “Verão Seguro” da PSP, têm sido lineares.

De acordo com o ‘site da PSP, o programa decorrer de 15 de Junho a 15 de Setembro e visa ajudar o cidadão a “gozar as férias tranquilamente quando se encontra fora da sua residência habitual”.