Coimbra  3 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PSP e a Faculdade de Psicologia da UC lançam projecto piloto

30 de Junho 2020 Jornal Campeão: PSP e a Faculdade de Psicologia da UC lançam projecto piloto

O Comando Distrital da PSP de Coimbra, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), lançou um projecto piloto que pretende preparar os agentes para a saída da vida activa.

Intitulado “Phasing-out”, o projecto visa “a preparação para a saída da vida activa das pessoas que trabalham neste Comando e que passam à situação de pré-aposentação e que, por força das circunstâncias, se veem perante uma nova realidade nas suas vidas”.

“Tem-se assistido ao longo de algumas décadas ao progressivo aumento da esperança média de vida na população, assim como da sua capacidade funcional ao longo do processo de envelhecimento”, revela esta força policial, adiantando que “o apoio – que se torna fundamental para os trabalhadores à medida que envelhecem – estimulando a sua mobilidade, independência e saúde, é uma das mais veementes recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU)”.

Segundo a PSP, recentemente, “a mesma preocupação foi plasmada no ‘Plano Nacional de Prevenção do Suicídio’, da DGS/Ministério da Saúde (2013-2017, prolongado até 2020)”.

Esta parceria permite “a adopção de medidas que visem a preparação para uma transição, mais que uma alteração da rotina, e que poderá constituir, por si só, uma crise psicossocial de cada pessoa, é uma preocupação da Direcção Nacional da PSP e do Comando de Coimbra”, pelo que “a planificação para este período é fundamental para todos os cidadãos como continuidade da planificação para a vida, devendo ser estimulada”.

O projecto intervém em diversas áreas, como sejam: “Expectativas em relação à saída do activo” (enquadramento jurídico; enquadramento institucional; enquadramento financeiro; enquadramento psicossocial); “Ciclo de Vida”; “Identidade profissional e novos projectos”; “Saúde e Autocuidado”; “(Re)Construção de relações familiares e sociais”; e “Gestão de tempo e Qualidade de Vida”.

O projecto conta com a participação das professoras da FPCEUC, Margarida Pedroso Lima e Janes Santos Herdy, bem como das psicólogas colocadas no Comando de Coimbra.

Para a primeira sessão foram convocados os polícias que estão no activo e que nasceram em 1960, 1961 e 1962, sendo que a sua participação é voluntária, confidencial e anónima.