Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PSP de Coimbra reorganiza Equipas de Intervenção Rápida

14 de Fevereiro 2024 Jornal Campeão: PSP de Coimbra reorganiza Equipas de Intervenção Rápida

O Comando da PSP de Coimbra procedeu à reorganização das suas Equipas de Intervenção Rápida (EIR), depois de alguns polícias terem metido baixa médica e assistência hospitalar na semana passada.

A Direcção nacional da PSP referiu que, “num processo de gestão interna de recursos”, o Comando de Coimbra procedeu à reorganização das suas EIR, “tendo alguns polícias sido afectados a outros serviços, de forma a manter a normal actividade operacional e o funcionamento das várias subunidades e serviços do Comando”.

A PSP abriu inquérito aos polícias das EIR do Comando Distrital de Coimbra que apresentaram, na semana passada, baixa médica em simultâneo e assistência hospitalar, quando foram necessários para reforçar um evento desportivo.

A Direcção nacional confirmou que “polícias pertencentes ao Comando Distrital de Coimbra, designadamente às EIR, apresentaram situação de baixa médica e assistência hospitalar, no passado dia 7 de Fevereiro, quando foram necessárias para um reforço a um grande evento desportivo na cidade de Leiria”.

“Tendo em conta a situação não habitual de vários polícias das EIR do Comando Distrital de Coimbra terem apresentado baixa médica em simultâneo ou necessidade de deslocação ao hospital, o Comandante Distrital daquele Comando promoveu a abertura de processo de inquérito visando apurar as circunstâncias do ocorrido”, lê-se na nota.

As EIR “constituem para os Comandos Territoriais da PSP uma força policial a mobilizar e empregar à ordem do comandante, o que faz com que os polícias que as compõem tenham especiais deveres, designadamente no que concerne à sua disponibilidade, prontidão e assiduidade”.