Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PSP de Coimbra efectua 10 detenções por diversos tipos de crimes

29 de Maio 2023 Jornal Campeão: PSP de Coimbra efectua 10 detenções por diversos tipos de crimes

A PSP de Coimbra deteve, nos dias 26 e 27 de Maio, 10 pessoas, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, pela prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, furto, injúrias contra a autoridade, desobediência e infracções rodoviárias.

No dia 26, foram detidas quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, por furtos, todos praticados no mesmo estabelecimento comercial, situado na zona de Santa Clara, em Coimbra. As primeiras duas detenções ocorreram às 11h30. Através do sistema de vigilância do estabelecimento, um segurança visualizou duas mulheres (25 e 35 anos de idade), que, actuando em comunhão de esforços, colocaram vários artigos, no valor total de 259,50 euros, dentro de dois sacos e preparavam-se para abandonar o espaço sem efectuar o devido pagamento.

Mais tarde, às 18h40, foi detida uma jovem de 18 anos que abandonou o estabelecimento, passando a linha de alarmes, sem efectuar o pagamento de artigos diversos, no valor total de 150,50 euros. Cerda das 21h00, a PSP efectuou a quarta detenção – uma jovem, também com 18 anos, que furtou diversos artigos avaliados em 160,40 euros.

O crime de tráfico de estupefacientes registou-se, também, no dia 26 de Maio, às 10h50, num supermercado da avenida Fernão de Magalhães. A PSP foi chamada ao local pelos responsáveis do espaço, que informaram ter retido um homem, de 41 anos, por ter praticado um furto. No local, foi efectuada revista sumária ao indivíduo e aos seus pertences, tendo sido encontrada no interior da mochila que transportava uma quantidade de haxixe correspondente a 42 doses individuais.

As detenções por infracções rodoviárias, designadamente condução sem habilitação legal e em estado de embriaguez, e por desobediência tiveram lugar na Figueira da Foz, no dia 27 de Maio, no decurso de uma acção de fiscalização de rotina. Pela 1h10, na avenida Doutor Francisco Sá Carneiro, a PSP abordou um condutor e solicitou-lhe os seus documentos e os da viatura utilizada. Espontaneamente, este declarou não ser titular de qualquer documento que o habilite a conduzir veículos automóveis ou outro tipo de veículos a motor. Ao consultar o documento de identificação do condutor, a polícia verificou tratar-se de um menor de idade, com 17 anos.

Pouco depois, à 1h34, na rotunda do Pescador, em Buarcos, foi detido um homem, de 45 anos, que conduzia um automóvel em estado de embriaguez. Submetido ao teste de alcoolemia, acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,35 gramas por litro (g/l). Meia hora depois, na mesma rotunda, a PSP deteve um homem de 52 anos, que acusou uma TAS de 1,86g/l.

Pelas 5h50, na avenida Dom João Alves, uma mulher, de 46 anos de idade, foi interveniente num acidente de viação, um despiste contra um sinal de trânsito que causou danos materiais. Foi-lhe solicitado que efectuasse o teste de álcool, mas a mulher recusou, incorrendo deste modo no crime de desobediência.

Também no dia 27, mas no recinto do Queimódromo, em Coimbra, foi detido um homem de 48 anos por injúrias contra a autoridade.

Às 2h10, alertado por um segurança de que o suspeito pretendia sair do recinto e voltar a entrar, um polícia dirigiu-se ao local e encetou diálogo com o mesmo, esclarecendo-o acerca das regras aplicáveis. Em resposta, o suspeito acatou e abandonou o espaço, mas, volvidos alguns minutos, voltou a tentar entrar repentinamente, desrespeitando o segurança, sendo, no entanto, alcançado poucos metros depois. Nessa altura, proferiu várias injúrias contra o polícia, recusou abandonar o recinto e manteve uma postura agressiva, pelo que foi detido.