Coimbra  5 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PSD de Miranda do Corvo defende oferta de espaços para fixar jovens empreendedores

27 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: PSD de Miranda do Corvo defende oferta de espaços para fixar jovens empreendedores

José Miguel Ferreira, líder do PSD na Assembleia Municipal de Miranda do Corvo, enviou uma proposta aberta ao presidente da autarquia onde defende oferta de espaços para fixar jovens empreendedores no concelho.

O social-democrata recorda que, em Miranda do Corvo, existe “uma moderna incubadora de empresas totalmente vazia”, podendo esta ser “uma oportunidade para jovens ‘encurralados’ entre salários precários e mudança para grandes cidades”. Para além disso, José Miguel Ferreira lembra os “custos altos de arrendamento na região”, que impedem “pessoas talentosas com boas ideias e grandes capacidades” de ficar na sua terra ou a ela poderem voltar.

O também advogado e gestor alerta para o facto de Miranda do Corvo ser um concelho “de famílias humildes, sem riqueza exacerbada, nem grandes proprietários, onde pais fizeram enormes sacrifícios para que jovens possam tirar bons cursos em Coimbra, Lisboa ou Porto. Alguns, pós-graduados, mestres e, até, doutorados. na expectativa de lhes garantir um futuro melhor”.

Para José Miguel Ferreira, “estes jovens estão encurralados, sem acesso a oportunidades nem apoios, não se sentem capazes de aqui [Miranda do Corvo] criar investimento, emprego e riqueza. Assim, ou ficam por cá em empregos aquém das suas possibilidades e capacidades ou partem para cidades maiores”.

O militante do PSD lembra que Miranda do Corvo é um local “sem capacidade industrial e empresarial relevante. Na região de Coimbra, só encontramos menor facturação nas maiores só encontramos os pequenos e isolados territórios de Góis e Pampilhosa da Serra”.

Para inverter a situação, e além da devida promoção e divulgação do espaço, José Miguel Ferreira propõe que até 30 de Abril de 2021 o Município lance e conclua “um concurso para ideias de negócio cujo prémio aos primeiros quatro classificados deve ser a instalação no Centro Experimental de Negócios/Incubadora com isenção total de renda e custos pelo período mínimo de 24 meses”.

O líder do PSD na Assembleia Municipal defende, ainda, a reactivação e reformulação “do Gabinete de Apoio ao Investidor, criando uma lógica de mentoring /apoio permanente ao negócio” e a deslocação deste gabinete para a própria incubadora.