Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PSD de Coimbra dinamizou sessão sobre o regresso às aulas em tempo de pandemia

14 de Setembro 2020 Jornal Campeão: PSD de Coimbra dinamizou sessão sobre o regresso às aulas em tempo de pandemia

A Comissão Política Concelhia da Secção do PSD de Coimbra organizou e dinamizou a sessão “Regresso às aulas em tempos de Covid – e agora?”, na passada sexta-feira (11), com recurso à plataforma Zoom.

Tendo como oradores o António Couceiro (presidente do agrupamento de escolas Eugénio de Castro), David Justino (ex-ministro da Educação), Isabel Maia (doutoranda em Gestão Estratégica e mãe de cinco filhos) e Nuno Freitas, e com a moderação de Ana Cortez Vaz, a sessão teve como principais objectivos reflectir, analisar e debater a Escola e, bem assim, o ensino em tempos de confinamento e as apreensões, receios e reflexões sobre o novo ano lectivo que está prestes a começar.

Durante o debate os oradores corroboraram a ideia de que o ensino à distância (que se viveu entre meados de Março e o final do ano lectivo) veio aumentar as desigualdades no acesso ao conhecimento, que já existiam entre os alunos, e demonstrar o desinvestimento no sector da educação.

Em relação às apreensões sobre o início do novo ano lectivo, os oradores salientaram a preocupação sobre a segurança dos alunos perante as medidas emanadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), as condições e as adaptações dos espaços escolares face às normas da DGS, e a problemática da passagem de competências do Ministério da Educação para as autarquias (agravado pelo contexto de incerteza e insegurança face à pandemia).

“Vamos ter novos horários dos SMTUC? As refeições escolares estão asseguradas? Quem as vais confeccionar? O reforço de pessoal foi garantido? As medidas da DGS vão ser implementadas? Quem as irá fiscalizar?”, foram algumas das questões que puderam ser respondidas na sessão.