Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PS de Coimbra com novo Secretariado mas com demissão de presidente da Mesa

21 de Abril 2022 Jornal Campeão: PS de Coimbra com novo Secretariado mas com demissão de presidente da Mesa

No final da reunião da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PS o presidente da Mesa, António Vilhena, apresentou a sua demissão, considerando “ter terminado um ciclo”.

“Cabe ao novo presidente da Concelhia escolher a sua equipa e considero que terminou um ciclo político, dado que fui eleito presidente da Mesa num sufrágio colectivo e noutro contexto”, explicou António Vilhena, ouvido pelo “Campeão”.

Para o socialista, “tem de haver ética e deixar liberdade total para os novos dirigentes”, pelo que deixa para a próxima reunião da Comissão Política do PS de Coimbra a escolha do seu sucessor.

Recorde-se que o PS de Coimbra elegeu o Secretariado, mas a principal novidade foi a declaração de Carlos Cidade, ex-presidente, a sugerir o actual deputado Ricardo Lino como candidato à liderança do órgão concelhio, nas eleições que deverão disputar-se só em Setembro, ou Outubro.

O actual presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PS é David Ferreira da Silva, por demissão de Carlos Cidade (actual vereador socialista na oposição e anterior vice-presidente da Câmara no mandato de Manuel Machado) e da professora Rosa Isabel Cruz, que entrou no Parlamento com a permanência de Marta Temido como ministra da Saúde.

As movimentações de candidaturas à Concelhia do partido já foram mais intensas, tendo abrandado com o adiamento das eleições, dada a realização das eleições legislativas e o início de funções do Governo socialista. Se existiam dúvidas sobre se Carlos Cidade seria candidato parece terem ficado esbatidas, dado este ter declarado que apoiava Ricardo Lino, de 41 anos, actual deputado e que foi assessor do Executivo socialista da Câmara de Coimbra.

Quanto à eleição do Secretariado, a lista apresentada foi aprovada por 18 votos a favor, com 12 contra e uma abstenção, o que revela haver fricções internas.

Os novos elementos do Secretariado Concelhio de Coimbra do PS são: Filipa Nobre, psicóloga e autarca; Hugo Queiroz, advogado; Joaquim Rodrigues, enfermeiro encarregado; Paulo Cardoso, especialista de informática e autarca; Paulo Carreiró, especialista de informática e professor do ensino superior; Susana Simões, assistente social. Por inerência estatutária integram este órgão João Gonçalo Lopes, director comercial, presidente da Concelhia de Coimbra da Juventude Socialista, e Raquel Veiga, arquitecta, presidente da Concelhia de Coimbra das Mulheres Socialistas.

A reunião foi dirigida pelo presidente da Mesa, António Vilhena, e secretariada por Ângela Pinto Correia e Rogério Costa.