Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PS apresenta candidaturas a Santa Clara e Castelo Viegas e a São João do Campo

23 de Agosto 2021 Jornal Campeão: PS apresenta candidaturas a Santa Clara e Castelo Viegas e a São João do Campo

O PS de Coimbra apresentou as candidaturas à União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, encabeçada por Filipa Nobre, e à freguesia de São João do Campo, onde recandidata Dinis Pereira.

Para além do balanço do trabalho realizado e de elencar várias das prioridades para o futuro destas freguesias, o recandidato do PS à Câmara de Coimbra, Manuel Machado, destacou em ambas as apresentações que não vai alinhar na “guerrilha de trincheiras, de politiquice sem qualidade, sem preparação e sem educação” que outras candidaturas insistem em promover. “Somos diferentes”, salientou, considerando que “o que o povo pede de nós é trabalho, empenho e concretização de projectos para continuarmos a valorizar Coimbra”.

O candidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, disse que as candidaturas do PS são diferentes e não vão “entreter o povo a fazer guerra de trincheiras”. “É tempo de os titulares de cargos políticos eleitos terem educação, compreensão e espírito solidário e de ajuda”, salientou o também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, garantindo que a “politiquice sem qualidade, sem preparação e sem educação” não vai ter a adesão do PS.

Em Almas de Freire, durante a manhã de sábado, o PS apresentou a candidatura à União das Freguesias (UF) de Santa Clara e Castelo Viegas, encabeçada por Filipa Nobre, que mereceu elogios de Manuel Machado. “Temos em Santa Clara gente capaz”, com “sabedoria, empenhamento e dedicação para trabalhar”, disse o autarca, que se confessou esperançoso, pelo que viu na sessão de ontem, de que “Santa Clara vai finalmente dar um contributo para a dignificação do poder local democrático”.

Manuel Machado voltou a destacar que a requalificação da margem esquerda do Mondego, “do Choupal até à Lapa”, é uma das prioridades para os próximos quatro anos, depois de estar em curso uma profunda e ampla requalificação em toda a margem direita do rio.

Já a cabeça-de-lista do PS a esta UF, Filipa Nobre, destacou o “potencial enorme” das freguesias a que se propõe liderar, mas alertou que este “tem de ser mais explorado”. “Assumo esta candidatura com os valores e princípios que sempre pautaram a minha vida: a retidão, a verdade e a vontade de ajudar a nossa comunidade”, salientou, transmitindo uma mensagem de confiança para a lista que encabeça que, descreveu, conta “com pessoas competentes, responsáveis, com princípios de seriedade e honestidade, de resiliência e compromisso”. Filipa Nobre apresentou a área social e a educação como duas prioridades para o mandato, para além da valorização do património material e natural das freguesias.

Já durante a tarde, no novo espaço verde dos Lavadouros, em São João do Campo, Manuel Machado voltou a destacar que “alguns, há falta de ideias e projectos, usam uma prática que é dizer mal de Coimbra”, mas que “estamos pela construção”. “Queremos continuar a valorizar Coimbra e é isso que os conimbricenses merecem”, disse, realçando que “para ganhar as eleições temos de merecer a sua confiança e por isso corremos todas as terras, sem posturas de socapa, sem maledicência, para olhos nos olhos dizermos aos nossos concidadãos ao que vimos e porque estamos aqui”.

Manuel Machado elogiou o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de São João do Campo, liderada por Dinis Pereira, e lembrou que a própria Câmara empreendeu diversas obras e medidas há muito esperadas pela população. Exemplos disso são a renovação e melhoramento do abastecimento de água e saneamento, a construção do pavilhão junto à escola primária, a cedência da escola da Cioga do Campo para desenvolvimento de atividades recreativas e a reabilitação da Mata da Geria, que está em curso. “Outros não foram capazes de fazê-lo e nós estamos a fazê-lo. O povo saberá reconhecer-nos isso e é essa a missão que nos move, que nós abraçamos e que vamos conseguir. E temos que acreditar nisso não por mera convicção, mas porque o povo nos empurra, nos impele, nos pede, nos estimula, nos encoraja a fazer o que é preciso fazer, porque em nós o povo pode confiar”, salientou Manuel Machado.

O autarca referiu ainda que, brevemente, os transportes colectivos podem chegar às freguesias da margem direita do Mondego, caso as empresas que têm o alvará não cumpram com o serviço público. Pedindo ajuda aos moradores destas terras para que reportem o que corre menos bem, Manuel Machado assumiu que o objectivo é continuar a melhorar o serviço de transportes prestado às populações.

Dinis Pereira é o recandidato do PS à Junta de Freguesia de São João do Campo, a que preside desde 2017. Na sua intervenção, o autarca elencou o trabalho realizado nos últimos quatro anos e lançou as bases do programa para o próximo mandato, garantindo que “com dedicação e seriedade” o objectivo é continuar a melhorar a qualidade de vida da população.