Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Prova de ciclismo marca o regresso dos eventos às Aldeias do Xisto

19 de Abril 2021 Jornal Campeão: Prova de ciclismo marca o regresso dos eventos às Aldeias do Xisto

A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português.

A prova de carácter singular do calendário nacional, por ser a única prova oficial de competição a ter início e fim numa aldeia, a Clássica deste ano marca o regresso da alegria do ciclismo ao território, após um ano de interregno, e também a reabertura das aldeias, simbolicamente no Dia da Liberdade.

A 4.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto vai ligar as aldeias de Benfeita (Arganil) e Fajão (Pampilhosa da Serra), num percurso de 124km, com um acumulado de subida de 2700 metros e três prémios de montanha.

“Este ano, as Aldeias do Xisto prepararam um calendário de eventos ligados à terra, à natureza, ao desporto, à arte, ao céu e uns aos outros. É o regresso de alguns clássicos, como o XJazz e os Elementos à Solta, mas também novas provas de bicicleta, observações do céu com o Dark Sky, literatura e cinema ao ar livre, oficinas que nos envolvem com a natureza”, afirmou a organização.