Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Proposta de requalificação da Rua Nicolau Chanterenne em Coimbra em deliberação

2 de Março 2024 Jornal Campeão: Proposta de requalificação da Rua Nicolau Chanterenne em Coimbra em deliberação

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra irá deliberar, na próxima segunda-feira, dia 4 de Março, uma proposta de Estudo Prévio e de consulta pública para a requalificação da Rua Nicolau Chanterenne e espaços adjacentes.

O projecto tem como objectivo principal a requalificação do espaço público abrangido pela Rua Nicolau Chanterenne e áreas vizinhas, com especial atenção para o largo situado no encontro da Rua António José de Almeida. Esta iniciativa visa melhorar as condições de circulação pedonal ao longo de todo o percurso.

A proposta de requalificação urbana, focada no espaço público da Rua Nicolau Chanterenne, localizada na freguesia de Santo António dos Olivais, abrange desde o entroncamento com a Rua António José de Almeida até à Praça Machado de Assis. Inclui ainda a requalificação do largo onde se encontra o busto de António José de Almeida, no cruzamento entre a Rua Nicolau Chanterenne e a Rua António José de Almeida.

Com uma extensão aproximada de 725 metros, a rua apresenta diversos problemas nos passeios, sendo proposta a reformulação dos pavimentos pedonais e rodoviários para melhorar a acessibilidade. A intervenção também abarcará a reformulação das infra-estruturas, do mobiliário urbano e a introdução de arborização.

O objectivo é melhorar a acessibilidade e segurança dos percursos pedonais, conforme os padrões actuais, incluindo pavimentação, iluminação pública, arborização viária, faixas de estacionamento e modernização de infra-estruturas urbanas.

Após aprovação em Reunião de Câmara, a proposta seguirá para consulta pública por um período de 20 dias, depois da publicação do anúncio de abertura.