Coimbra  7 de Dezembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Promocional da Gastronomia Mealhadense vence prémio de Melhor Filme Publicitário

15 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Promocional da Gastronomia Mealhadense vence prémio de Melhor Filme Publicitário

O filme “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Autênticas Maravilhas”, dirigido por Paulo Fajardo, conquistou o prémio de melhor filme publicitário na terceira edição do iDEAL INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, realizado no início deste mês em Maharashtra, na Índia. Produzido e dirigido por Paulo Fajardo, a narrativa segue uma família que descobre a riqueza da gastronomia mealhadense em locais icónicos, desde os tradicionais assadores de leitão até às encantadoras caves e à majestosa Mata Nacional do Bussaco.

“Esta conquista é uma dupla honra para o nosso concelho, pois reconhece não apenas o talento do realizador, mas também a qualidade do conteúdo do filme. O Paulo Fajardo conseguiu dar vida e alma aos nossos produtos endógenos e aos nossos recursos naturais. É através destas iniciativas que os territórios se conseguem destacar e projectar a nível nacional e internacional”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Este prémio é mais um reconhecimento numa série de distinções atribuídas aos diversos trabalhos de Paulo Fajardo. Destaca-se o segundo lugar alcançado pelo filme “Terra Queimada” no Finisterra Brazil Film Art & Tourism Festival, na categoria de “Lugares na História”. Paulo Fajardo destaca a gratificação de competir com produções que dispõem de orçamentos significativamente superiores ao seu.

O filme “Terra Queimada”, que retrata o período das Invasões Francesas, foi também galardoado com o prémio de melhor produção no Bragacine – Festival Internacional de Cinema Independente em Portugal. Até à data, contabiliza 13 apresentações oficiais em eventos nacionais e internacionais.

O documentário “A Primeira Linha de Wellington (2021)” não fica atrás, tendo conquistado o prémio de melhor documentário no Festival Napoleon on Champs Elysees em Paris e, este ano, o prémio de melhor documentário curta-metragem no Athvikvaruni International Film Festival, na Índia.

Paulo Fajardo, repórter de imagem de profissão, sente-se particularmente à vontade no género documental. Actualmente, encontra-se a trabalhar em dois minidocumentários que exploram as tradições do concelho da Mealhada: a Queima do Judas e a Romaria da Ascensão.