Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projeto Life Stop Cortaderia da ESAC é finalista dos prémios Natura 2000

25 de Março 2022 Jornal Campeão: Projeto Life Stop Cortaderia da ESAC é finalista dos prémios Natura 2000

O projecto LIFE Stop Cortaderia, que conta com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e o Município de Vila Nova de Gaia na qualidade de entidades portuguesas parceiras, foi seleccionado como finalista para a 6.ª edição dos Prémios Natura 2000, na categoria de “benefícios socioeconómicos”.

Os vencedores destes prémios serão anunciados no próximo dia 17 de Maio. Entre os finalistas, e por meio de votação pública, que se encontra aberta até 27 de Abril, o público também pode escolher o vencedor do “Citizens’ Award”.

A candidatura do projecto, denominada “Inclusão social e gestão de espécies exóticas invasoras”, em inglês “Social inclusion and managing of alien invasive species”, centra-se na erradicação da planta exótica e invasora erva-das-pampas (Cortaderia selloana) e na restauração de habitats naturais em sítios costeiros Natura 2000 na Cantábria, Espanha, destacando a inclusão social de pessoas com algum nível de incapacidade nesses mesmos trabalhos de controlo da espécie e restauração do habitat.

Entre os finalistas dos Prémios Natura 2000 estão também seleccionados três projectos portugueses: MedAves – Pesca (conservação de aves marinhas); Migra Minho (preservação dos peixes migradores do rio Minho); e Todos na Rede (Natura 2000)” (campanha de comunicação sobre a Rede Natura 2000 junto dos mais pequenos).