Coimbra  16 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projectos inovadores promovem boas práticas de envelhecimento activo

5 de Novembro 2019

São finalistas do concurso de ‘Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável na Região Centro’ 11 projectos inovadores, num total de 160 candidaturas.

O concurso é promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra: Universidade de Coimbra; Administração Regional de Saúde; Instituto Pedro Nunes; Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Câmara Municipal de Coimbra; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; e Cáritas Diocesana de Coimbra.

Segundo a CCDRC, os projectos vencedores serão revelados no 7.º Congresso Envelhecimento Activo e Saudável, que se realiza no dia 20, em Coimbra.

O concurso tem como objectivo “aumentar a divulgação e o reconhecimento de projectos e iniciativas que promovam o envelhecimento activo e saudável na região Centro”.

Na categoria “Conhecimento+” são finalistas os projectos Gamification Supporting Active and Assisted Living, da Intellicare – Intelligent Sensing in Healthcare, Lda. e da Universidade de Coimbra – CIBIT – Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research; GeriCarePro – software especializado na gestão clínica e operacional de unidades geriátricas e de cuidados paliativos, da Meritposition, Lda.; e siosLIFE – sistema interactivo de inclusão da 3ª idade, da Hidepixel, Lda..

Na categoria “Saúde+” surgem os projectos Hospitalização Domiciliária em Lares de Idosos, do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE (HDFF, EPE), Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACES BM) – Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego (UCC FM); Papel do Exercício Físico no Tratamento da Hipertensão Resistente, da Universidade de Aveiro e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga; e Programa abem, da Plataforma Saúde em Diálogo, Cáritas Portuguesa, Associação Nacional das Farmácias, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, União Das Misericórdias Portuguesas, Associação Nacional de Municípios Portugueses e Associação de Farmácias de Portugal.

Na terceira e última vertente, na categoria “Vida+”, estão os projectos A Voz do Rock, da Gira Sol Azul; Futebol a passo (Walking Football), da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS); Potencial Positivo, da AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro; Rádio Universidade Sénior de Nelas, da Câmara Municipal de Nelas e Universidade Sénior de Nelas; e Velhos Amigos, da ATLAS – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento.

As candidaturas foram promovidas por 200 entidades e os promotores estão localizados em 63 dos 100 municípios da região Centro, destacando-se a Região de Coimbra com 41 candidaturas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com