Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto “Voz dos Avós da Nascente até à Foz” apresentado em Góis

24 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Projecto “Voz dos Avós da Nascente até à Foz” apresentado em Góis

O Município de Góis, em colaboração com a companhia de teatro e música “Encerrado para Obras”, recebe a apresentação do projecto artístico “Voz dos Avós da Nascente até à Foz”. O evento irá decorrer no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira (Largo do Pombal), em Góis, no dia 26 de Agosto às 21h30.

Este projecto de Arte e Envelhecimento Activo, apoiado pela Direcção-Geral das Artes e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, baseou-se numa ampla recolha de histórias realizada junto da população sénior dos sete concelhos banhados pelo rio Ceira. Esta iniciativa deu origem a uma obra fonográfica composta por doze canções originais dos cantautores David Cruz e João Francisco, bem como da poetisa Maria Laranjeira. Além disso, o projecto inclui uma exposição de pintura realizada pelos utentes da Associação Nacional de Apoio ao Idoso, uma exposição de fotografia com obras da fotógrafa Cláudia Santos e um filme do videógrafo Pedro Homem.

Durante a execução do projecto, foram conduzidas aproximadamente 60 sessões de trabalho com a população idosa, alcançando cerca de 1.200 pessoas. Cerca de 80 idosos participaram activamente, integrando os coros das canções presentes no disco.

O lançamento do álbum e do filme teve lugar em 11 de Agosto de 2023, em Arganil, a localidade onde o rio Ceira tem a sua nascente. Após o lançamento, o concerto, filme e exposições itinerantes serão levados a vários concelhos até ao final de Setembro, encerrando a digressão em Ceira, onde o rio desagua no Mondego.

O concerto em Góis está agendado para 26 de Agosto, às 21h30, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira. As exposições serão inauguradas no mesmo dia, nas Galerias da Casa do Artista, pelas 21h15.

No palco, estarão presentes quatro instrumentistas: Amadeu Magalhães, David Cruz, João Balão e João Francisco. Juntando-se a eles, as vozes principais de Cláudia Santos e Fabiana Coimbra, assim como os coros de Dora Coimbra, Maria João Santos, Maria Laranjeira e Margarida Oliveira. Em cada concelho, alguns dos idosos presentes no disco também se juntarão aos coros em duas canções.

Composto por 12 canções originais, o projecto retrata a vida dos nossos antepassados, marcada pelo trabalho, alegrias, tristezas e uma profunda conexão com a terra e a comunidade.

A digressão segue o seguinte calendário:

  • 26 de Agosto, 21h30, Largo Francisco Inácio Dias Nogueira (Largo do Pombal), Góis
  • 2 de Setembro, 15h30, Centro Cultural de Vila Nova de Poiares
  • 9 de Setembro, 21h30, Parque Carlos Reis, Lousã
  • 13 de Setembro, 16h00, Casa das Artes de Miranda do Corvo
  • 24 de Setembro, 17h00, Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira