Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto VirtuALL de Cantanhede promove o envelhecimento activo e saudável

26 de Março 2024 Jornal Campeão: Projecto VirtuALL de Cantanhede promove o envelhecimento activo e saudável

A Câmara Municipal de Cantanhede continua a impulsionar o VirtuALL, um projecto em vigor desde 2019, destinado a enfrentar os desafios do envelhecimento da população. Este projecto, que articula a inovação social e tecnológica com a coesão social e territorial, é coordenado pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

O VirtuALL está a ser implementado em cinco municípios abrangidos por esta entidade, com o objectivo de estimular os idosos através de actividades que promovem tanto o bem-estar físico como mental, desmistificando a ideia de envelhecimento como algo negativo e combatendo o idadismo.

No Município de Cantanhede, o projecto é operacionalizado através das “Caixas Surpresa VirtuALL”, sessões de estimulação dirigidas a idosos residentes no concelho, já realizadas em diversas freguesias.

Estas iniciativas visam abordar os desafios de uma sociedade envelhecida, combinando a coesão social e territorial com a inovação social e tecnológica, promovendo a interacção e socialização dos idosos num ambiente lúdico.

Além das actividades já em curso, o projecto inclui a campanha “Conheça a Equipa VirtuALL”, que visa fortalecer o ecossistema promotor do envelhecimento activo nos territórios de intervenção. Também está prevista a criação de um guia que apresentará a programação das iniciativas relacionadas com o envelhecimento, contribuindo para a Agenda 2030 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Outras actividades planeadas incluem a realização de uma Assembleia Intermunicipal Sénior e os “Percursos VirtuALL”, que levarão os idosos a visitar a Mata do Bussaco. Além disso, está agendado o “Campeonato VirtuALL”, que reunirá participantes dos cinco municípios parceiros.