Coimbra  16 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto Scratch4ALL reúne 34 turmas

18 de Junho 2023 Jornal Campeão: Projecto Scratch4ALL reúne 34 turmas

O Projecto Scratch4AAL vai realizar o seu Evento de Encerramento de ano lectivo 2022/2023, no dia 21 de Junho, a partir das 10h00, no Auditório do ISEC/IPC. As 34 turmas participantes vão apresentar as suas produções e haverá um importante momento de premiação dos projectos mais originais.

O Projecto “Scratch4All” procura melhorar a qualidade e inovação do sistema educativo, contribuindo para a prevenção e redução do abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso à educação, associando-se o desenvolvimento de competências específicas fortemente valorizadas em termos educativos, profissionais e sociais. A aliança entre as novas tecnologias e a educação destaca-se como uma das maiores apostas na adequação dos estilos de aprendizagem e no aumento da motivação para aprender, contribuindo para uma diminuição da taxa de insucesso escolar e permitindo ao aluno ganhar uma nova autonomia na construção do seu conhecimento e aprendizagem. 

A iniciativa Scratch4All promove a utilização da programação Scratch tendo, nos últimos três anos, formado mais de 4.000 alunos. O projecto em causa, tendo por base o currículo lectivo do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, pretende interligar os saberes teóricos escolares financeira, educação rodoviária, educação para a cidadania, entre outros.

O Scratch4AAL, promovido pelo CASPAE, é co-financiado, desde Janeiro de 2023, pelo Município de Coimbra, tendo como parceiro o ISEC/IPC.

Até ao final de 2022, este projecto foi desenvolvido pelo CASPAE em parceria com a Inova-Ria Associação de Empresas e co-financiado pela União Europeia, com o apoio do ISEC/IPC.