Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto “Saco da Baixa” combate o isolamento de idosas em Coimbra

9 de Junho 2021 Jornal Campeão: Projecto “Saco da Baixa” combate o isolamento de idosas em Coimbra

“Saco da Baixa” é um projecto de integração e transformação social através das artes, promovido pela Associação “Há Baixa” no âmbito do programa “Partis & Arts for Change”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação La Caixa.

O “Saco da Baixa” é uma proposta que procura contribuir para atenuar a condição de isolamento social/solidão e rarefação das vivências comunitárias da população idosa do Centro Histórico de Coimbra, situação que a covid-19 veio agravar. Dirige-se a senhoras idosas residentes neste território e a mulheres desempregadas com mais de 55 anos.

“O nosso objectivo é criar um laboratório criativo intergeracional na Baixa, onde se promova o encontro e o cruzamento entre as artes manuais tradicionalmente associadas à mulher – costura, bordado, tricot – e as práticas artísticas do design (gráfico, têxtil), da ilustração e da serigrafia”, disse em comunicado a União de Freguesias de Coimbra, parceira desta iniciativa.

“Com base em oficinas de co-criação artística, que colocam em diálogo as práticas manuais tradicionais e as novas abordagens artísticas e tecnológicas, procuraremos criar um espaço de encontro entre pessoas de várias gerações e com experiências de vida diversas”, acrescentou.

“Numa altura que tentamos recuperar o normal convívio, é da maior importância criar momentos de contacto e troca de experiências e afectos entre os mais velhos e os mais novos, para a construção de sociedades mais coesas, fraternas e solidárias”, lê-se ainda no comunicado.

Este projecto conta também com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes e dos seguintes parceiros: Atlas – People Like us, Casa da Esquina, Rádio Universidade de Coimbra, Jornal Mundus, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Faculdade de Economia da UC, Departamento de Engenharia Informática da FCTUC (curso Design e Multimédia) e Ageing Coimbra.