Coimbra  26 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto “Região Coimbra 2.X.” quer aproximar cidadãos da Administração Local

20 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Projecto “Região Coimbra 2.X.” quer aproximar cidadãos da Administração Local

Montemor-o-Velho foi o local escolhido para dar início ao projecto “Região Coimbra 2.X.”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e que visa aproximar os cidadãos da Administração Local.

Neste arranque, a CIM, e na presença dos presidentes das câmaras municipais de Montemor-o-Velho – Emílio Torrão – e da Figueira da Foz – Carlos Monteiro, este junto ao Mercado Municipal, onde deu a conhecer as vantagens da adesão aos serviços municipais online, que, “para além de simplificar e uniformizar processos, evita deslocações aos serviços administrativos e facilita a vida ao cidadão”, refere a CIM.

Carlos Monteiro, também vice-presidente da CIM-RC, congratulou-se por iniciar “a apresentação deste projecto em Montemor-o-Velho, que foi um dos primeiros municípios que avançou com a modernização administrativa e a levar as novas tecnologias e os serviços a todas as freguesias e lugares do concelho, idealizando e disponibilizando aos seus munícipes uma unidade móvel”. Falando da “grande mais valia deste projecto, que é as pessoas não terem de se deslocar para tratar dos assuntos com as câmaras”, o vice-presidente da CIM-RC reforçou que o Região de Coimbra 2.X “torna os processos mais ágeis, mais rápidos, mais baratos e torna a região mais coesa por todos os 19 municípios terem os mesmos procedimentos. O ideal seria o resto do país acompanhar a CIM-RC neste caminho e reforçar a coesão nacional”, concluiu.

Referindo que “agora os 19 municípios falam a mesma linguagem graças à normalização dos procedimentos”, Emílio Torrão salientou que “este projecto não tem fim e vai continuar a inovar, até porque as necessidades dos municípios e dos munícipes estão em constante renovação”.

“Hoje temos 22 formulários comuns aos 19 municípios que já estão a facilitar a vida aos munícipes, dando uma resposta viável para que possam resolver os seus assuntos sem se deslocarem, mas já estamos a trabalhar em mais 13 novos formulários que estão disponíveis em qualquer lugar, todos os dias, a qualquer hora, sempre em segurança e com toda a eficiência”, notou.

O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho acrescentou ainda que “a pandemia veio valorizar este projecto que está em desenvolvimento desde 2017, mostrando que está no caminho certo e que tem de continuar a trilhar este caminho da modernização administrativa”.

Elogiando a “vontade férrea dos 19 presidentes em avançar com este projecto” e dos “trabalhadores dos municípios e da CIM-RC por todo o trabalho de desenvolvimento”, Emílio Torrão garantiu que quer “ir mais longe, no sentido de uma Administração Local de qualidade que englobe os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra”.

As acções de divulgação do projecto vão continuar em todos os 19 municípios da CIM-RC e regressam a Montemor-o-Velho já esta segunda (21) e terça-feira (22), em frente aos Paços do Concelho, para mostrar que a inovação está na ponta dos dedos.