Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto que envolveu mil crianças vai expor no Convento São Francisco em Coimbra

29 de Maio 2024 Jornal Campeão: Projecto que envolveu mil crianças vai expor no Convento São Francisco em Coimbra

A etapa final do projecto Mil Pássaros, da Companhia de Música Teatral (CMT), em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e o Convento São Francisco, começa em Junho. Este projecto, desenvolvido nos jardins-de-infância públicos de Coimbra, visa promover o bem-estar e a qualidade das práticas artístico-educativas.

O projecto envolveu 48 turmas de 31 jardins-de-infância, com a participação de mais de 1.000 crianças, educadores e famílias. A instalação, exibindo os pássaros de origami criados pelas crianças, será inaugurada a 14 de Junho no Convento São Francisco. No mesmo dia, ocorrerá a Conferência dos Pássaros, um encontro de reflexão sobre o projecto.

O Mil Pássaros inspira-se numa lenda japonesa onde se acredita que construir mil pássaros de origami realiza um desejo. Este projecto promoveu actividades artísticas e formativas, integrando famílias e educadores. A instalação será expandida a partir de 18 de Julho durante o festival Dar A Ouvir.

Helena Rodrigues, co-fundadora da CMT, destaca a importância de ensinar a apreciar o mundo de forma poética desde a infância. A iniciativa inclui formações para educadores e actividades artísticas para crianças, fortalecendo a ligação entre educação e cultura.

A CMT, apoiada pela DGArtes e membro da RESEO, tem uma presença internacional significativa, apresentando trabalhos em diversos países e continentes.