Coimbra  19 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto “Let’s Talk About Children” chega a Coimbra

3 de Julho 2023 Jornal Campeão: Projecto “Let’s Talk About Children” chega a Coimbra

O projecto Let´s Talk About Children (LTC), dirigido à promoção da saúde mental das crianças e famílias, encontra-se em implementação em Portugal através da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e do Centro Hospitalar e Universitário da Universidade de Coimbra.

No dia 13 de Outubro de 2023 será o lançamento oficial do projecto em Portugal com o seminário “Vamos falar sobre crianças”, a realizar no Auditório do Hospital Pediátrico do Centro hospitalar e Universitário de Coimbra com a participação de diversos especialistas.O Simpósio é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link: https://forms.office.com/e/R02xpJKpRN.

Este projecto baseia-se na metodologia que lhe dá nome, “Let’s Talk About Children”, uma intervenção psicossocial criada na Finlândia, pela psiquiatra Tytti Solantus, baseada na evidência, centrada na criança e na família, cujo objectivo principal é a promoção da saúde mental das crianças, bem como a prevenção da transmissão intergeracional de problemas de saúde mental. Esta metodologia contempla o treino de profissionais que lidam com famílias para que possam adquirir competências específicas, que serão fundamentais para que reconheçam precocemente as necessidades psicossociais das crianças e das suas famílias.

Para Joaquim Cerejeira, Coordenador do projecto LTC em Portugal“o objectivo principal deste projecto inovador é a promoção da saúde mental de crianças oriundas de contextos familiares vulneráveis, como, por exemplo, famílias em que há casos de doença mental, carências económicas ou dificuldades na integração social. Vamos envolver profissionais das áreas da saúde, educação e acção social para que possam adquirir novas competências para trabalhar com as famílias em prol do bem-estar das crianças”.

A primeira etapa de implementação centra-se na auscultação das entidades que prestam apoio a famílias em situações de vulnerabilidade, como escolas, autarquias, serviços de saúde e associações, de forma a identificar e a avaliar as respostas existentes, bem como as suas limitações e dificuldades. “Após a fase de auscultação, vai ter início a capacitação dos profissionais que lidam com as famílias e com as crianças nos contextos educativo e da saúde. Este treino vai potenciar a aquisição de metodologias para que os profissionais possam reconhecer precocemente famílias em situação de vulnerabilidade e, através de intervenções multidisciplinares, promover as competências parentais, o desenvolvimento psicossocial das crianças e a saúde mental de toda a família” afirma Joaquim Cerejeira.

Os treinos de capacitação para a metodologia LTC são dirigidos a profissionais de saúde – psiquiatras, pedopsiquiatras, médicos de medicina geral e familiar, enfermeiros, psicólogos -, da área da educação, psicólogos e professores, e intervenção social, assistentes sociais, que contactem com crianças e famílias.

Os treinos de capacitação irão decorrer em duas edições (2023 e 2025) envolvendo um total de 120 profissionais. O programa de capacitação consiste em sessões presenciais, sessões online de acompanhamento e discussão, equivalendo a oito dias de trabalho distribuídos por um período de seis meses. Nas sessões serão abordados conteúdos teóricos sobre a metodologia LTC, que deverão ser implementados pelos profissionais, sendo os casos discutidos nas sessões de acompanhamento online. Os profissionais interessados podem inscrever-se nos treinos de capacitação no link: https://forms.office.com/e/FLWvXDP0Mt.