Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto inovador do CASPAE apoia e defende crianças e jovens de pais reclusos

27 de Abril 2021 Jornal Campeão: Projecto inovador do CASPAE apoia e defende crianças e jovens de pais reclusos

Agentes de Transformação 3C ́S (Conhecimento, Consciencialização, Capacitação) é um projecto promovido pelo CASPAE que visa apoiar e defender crianças e jovens de pais reclusos.

Esta iniciativa é desevolvida em parceria com a DGRSP, CPCJ de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Associação Juvenil CódigAtomiko e For Fangers Parorende (parceiro Norueguês).

Enquadrado no Eixo 2 do Programa Cidadãos Ativ@s tem por objectivo promover uma maior consciência e conhecimento sobre os Direitos Humanos, apoiando-os e defendendo-os, particularmente dos direitos de crianças e jovens de pais reclusos, capacitando os diferentes interlocutores, para um papel activo como agentes de transformação.

É neste sentido, que se propõe a partir de Junho de 2021 envolver 60 jovens, 108 profissionais da área da justiça, da educação e segurança e 20 pais (mãe ou pai) em situação de (ex)reclusão em acções de sensibilização, capacitação e dotação de competências na área dos direitos humanos, particularmente, dos direitos de crianças e jovens filhos de pais/mães reclusos/as.

Assumindo-se como um projecto inovador no panorama nacional Agentes de Transformação 3C ́S, será implementado pela rede de parceria com actividade e experiências de trabalho na áreacproposta, que se complementam no alcance dos resultados e qualidade científica e técnicas dos produtos a desenvolver, sendo a operacionalização assumida pela equipa técnica num processo activo e participativo centrado na co-organização, co-construção e desenvolvimento das actividades.

O seu financiamento parte do programa Cidadãos Ativ@s componente dos EEA Grants gerido em Consórcio pela Fundação Calouste Gulbenkian com a Fundação Bissaya Barreto.