Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto inovador da APCC vence prémio europeu

23 de Abril 2019

“Here We Are” é o título do projecto inovador, nas áreas da juventude e solidariedade, desenvolvido pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e que acaba de ser distinguido na categoria “Acções de Solidariedade”, com o prémio “Eurodesk”, uma rede europeia de informação, apoiada pela Comissão Europeia.

O projecto, desenvolvido entre 2017 e 2018, juntou a APCC e organização húngara EgyüttHató Egyesület e teve como objectivo “dar visibilidade às pessoas com deficiência nos meios em que estas se inserem”, revela a APCC, adiantando que, nesse sentido, “foi feita uma aposta numa forte vertente pública, nomeadamente pela divulgação através das redes sociais, Internet e comunicação social, mas também pela realização de actividades na comunidade”.

O “Here We Are” envolveu, directamente, quatro jovens utentes da APCC (André Vitorino, Bernardo Vieira, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues) e seis do parceiro húngaro.

O galardão pretende “distinguir as iniciativas mais inovadoras e com maior impacto levadas a cabo por organizações que trabalham na área da juventude”, esclarece a instituição conimbricense.

Na edição deste ano, concorreram projectos de 17 países da União Europeia, tendo o júri destacado, no caso do “Here We Are”, “o alcance das acções realizadas e a capacidade para estabelecer pontes com outras entidades e serviços, tanto em Portugal como na Hungria”.

Em Portugal, o projecto inclui, ainda, acções como um debate sobre o olhar dos media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência; uma iniciativa que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano ou a produção de um vídeo que procurava promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

O sucesso do projeto “Here We Are” levou, entretanto, ao desenvolvimento de uma espécie de segunda versão, com os mesmos intervenientes e também com o apoio do programa europeu ‘Erasmus+’, mas desta vez sob a designação “Still Here”. “Será nesse âmbito que, até Julho do próximo ano, serão realizadas diversas iniciativas com o propósito de sensibilizar a população para temas como a equidade e os direitos humanos das pessoas com deficiência”, realça a APCC.

A “Eurodesk” é uma rede europeia de informação, apoiada pela Comissão Europeia, dirigida aos jovens e aos profissionais da área da juventude. Presta informação e promove oportunidades de formação, emprego, projectos e eventos no espaço europeu e dispõe de serviços e parceiros em 31 países, tanto organismos governamentais como organizações não governamentais.