Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto Fotográfico “Este espaço que habito” no Centro Educativo dos Olivais

5 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Projecto Fotográfico “Este espaço que habito” no Centro Educativo dos Olivais

A iniciativa “Este espaço que habito” está neste momento a decorrer no Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra, até ao dia 13 de Agosto, sendo que já passou pelo Centro Educativo da Bela Vista em Lisboa e pelo Centro Educativo Padre António Oliveira em Caxias.

Este é um projecto organizado pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF) e que pretende fazer com que os jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento, em diferentes centros educativos do país, tenham contacto com a fotografia, como técnica e como forma de expressão pessoal, ao mesmo tempo que conhecem diferentes espaços das cidades onde se encontram.

Ainda em Agosto, o projecto será realizado no Centro Educativo Santo António do Porto. Seguirá posteriormente para o Centro Educativo de Santa Clara em Vila do Conde e terminará em Lisboa no Centro Educativo Navarro de Paiva.

 

Da construção da própria câmara à edição das fotografias

Na primeira fase do projecto, os jovens constroem as suas próprias câmaras escuras estenopeicas, vulgarmente chamadas câmaras pinhole, que são câmaras fotográficas que produzem imagens sem o auxílio de lente. Durante o processo é feita uma caixa através de moldes em cartolina – câmara escura – e com a introdução de um pequeno furo onde entra luz, estenopeico, o objecto captado vai ser projectado na parede oposta ao orifício, onde se encontra o negativo que regista a imagem. Depois de construída a máquina, através dos mapas das quatro cidades, os jovens vão escolher os locais que gostariam de visitar na cidade e os locais eleitos dentro dos estabelecimentos onde se encontram. Feito esse estudo, vão fotografar os espaços escolhidos. No final, as fotografias são digitalizadas e editadas pelos jovens, pois um dos objectivos é fazer com que os participantes adquiram competências técnicas durante este processo. Pretende-se sobretudo que os jovens desenvolvam uma procura e descoberta da sua identidade e do espaço que os envolve.

O projecto fotográfico “Este espaço que habito” é uma iniciativa do MEF em parceria com a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Ministério da Justiça e com o apoio financeiro do NOVO BANCO através da campanha “Uma conta com gestos que contam”.