Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto europeu PreDisc lança iniciativa para prevenir incapacidade em idosos

11 de Abril 2024 Jornal Campeão: Projecto europeu PreDisc lança iniciativa para prevenir incapacidade em idosos

O projecto PreDisc, uma colaboração transnacional entre profissionais de saúde de França, Portugal, Andorra e Espanha, co-financiado pelos fundos FEDER através do programa INTERREG SUDOE, foi lançado com o objectivo de prevenir a incapacidade em pessoas idosas, promovendo a actividade física regular durante e após períodos de hospitalização.

Os parceiros do projecto PreDisc, incluindo o Hospital Distrital da Figueira da Foz – ULSBM (Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego), reuniram-se no Centro de Investigação Biomédica Navarrabiomed em Março para dar início a esta iniciativa de cooperação no espaço Sudoeste europeu (SUDOE). Este programa visa apoiar o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projectos transnacionais por intermédio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

O programa baseia-se na necessidade de prescrição de um programa de exercícios personalizado durante a hospitalização e a sua continuação após a alta, com o objectivo de prevenir a incapacidade em idosos. Além disso, inclui um ensaio clínico multicêntrico para gerar evidências científicas e promover a integração desses programas na prática clínica habitual.

O consórcio do projecto, liderado pelo Navarrabiomed – Fundação Miguel Servet e com a participação do Hospital Distrital da Figueira da Foz-ULSBM, Instituto de Investigação Sanitária de Navarra, Cuidados de Saúde Primários dos Serviços de Saúde de Navarra, Universidade de Deusto, Centro Hospitalar e Universitário de Toulouse – Polo de Geriatria, Serviço de Saúde de Andorra, conta com o apoio de nove organismos públicos e privados do sudoeste europeu.

O evento de lançamento do PreDisc foi presidido pelo Ministro Regional da Saúde do Governo de Navarra, Fernando Domínguez. Durante a visita, os parceiros tiveram a oportunidade de observar o modelo navarro de apoio aos idosos hospitalizados, no Serviço de Geriatria do Hospital Universitário de Navarra.

O PreDisc também concentra esforços na promoção de um envelhecimento activo, visando reduzir as visitas hospitalares. A ULS do Baixo Mondego tem uma equipa hospitalar e de cuidados de saúdes primários motivada e com grandes expectativas nos resultados promissores deste estudo clínico, sendo o projeto conduzido pelo Centro de Investigação Clínica do Hospital Distrital da Figueira da Foz (CIC2Fs), que desempenha um papel indispensável na promoção e gestão das actividades de investigação clínica.