Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto “Escolinhas” do ISMT regressa novamente às salas de aula

22 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Projecto “Escolinhas” do ISMT regressa novamente às salas de aula

O projecto dinamizado pela Licenciatura em Jornalismo do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) “Escolinha dos Media” regressa esta semana “ao terreno” para mais accções de educação para os media.

Depois de, no dia 7 de Junho, ter avançado com a sua primeira experiência “fora de portas”, na Escola Básica de Solum Sul (alunos do 2.º e 4.º B), cabe agora a vez à Escola Secundária Infanta Dona Maria receber Dina Margato e Sérgio S. Soares, docentes do ISMT, que tratarão de sensibilizar as crianças para a importância da literacia mediática.

As aulas decorrem amanhã (23), 25 e 26 de Novembro, abrangendo quatro turmas do 7.º ano, num projecto que conta com a colaboração, por parte do estabelecimento de ensino anfitrião, da professora Paula Abreu, coordenadora da Oficina de Jornalismo da Escola Secundária Infanta Dona Maria.

A melhoria dos níveis de literacia mediática entre os estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário integra o caderno de encargos assumido pelos mentores desta iniciativa, ajudando os estudantes a assumirem um olhar crítico sobre as novas formas de conectividade, os novos modelos de comunicação, sem esquecer aquilo que os jornais, rádios e televisão todos os dias nos oferecem.

Dirigido primacialmente a crianças e jovens dos três ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a “escolinha” partiu da necessidade de suprir, no público-alvo referido, lacunas gritantes no que reporta à literacia mediática, conhecimentos considerados fundamentais para uma esclarecida e salutar vivência numa sociedade democrática.

A “Escolinha dos Media” conta com suporte na web, através de páginas no Instagram, no Facebook, e um canal no Youtube.

De referir que o YOUTORGA inclui já, num conjunto de mais de 400 vídeos, 57 referentes à Escolinha dos Media, e-Lessons – Desafios da Comunicação, e Dream Team.

As “aulas abertas” nas escolas são gravadas para posterior disponibilização à comunidade, no YOUTORGA, somando-se às dezenas que já se podem visualizar, aqui se incluindo um ciclo de “e-Lessons”, aulas abertas online, ciclo iniciado em Março tendo sempre como convidados especialistas externos ao ISMT, e que já vai na sua edição n.º 16.

Outra faceta do projecto passa pela possibilidade dada a estudantes e professores de formularem perguntas a serem respondidas por docentes do ISMT ou por profissionais do ramo, havendo já 37 vídeos publicados.