Coimbra  7 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto direccionado para o sector agrícola vence concurso no ISEC

21 de Novembro 2019

Jorge Costa e João Santos, alunos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), são os vencedores da primeira edição do Fikalab ISEC Challenge, tendo recebido como prémio equipamentos no valor de 3 000 euros.

Para o concurso, estes alunos desenvolveram uma máquina de quatro rodas motrizes, com braço robótico e câmaras incorporadas, capaz de detectar carências de certas substâncias e a presença de doenças, bem como analisar as necessidades hídricas dos terrenos de cultivo.

Segundo Gonçalo Silva, da empresa Critical Software, que lançou o desafio ao ISEC através do seu laboratório tecnológico criativo (Fikalab), inscreveram-se no concurso 10 projectos, embora só tenham sido finalizados cinco.

No encerramento da sessão de apresentação do projecto vencedor, Mário Velindro, presidente do ISEC, frisou que “a instituição de ensino pretende, cada vez mais, ter um conceito empresarial”.

“O que nós queremos fazer é diferenciar a escola no ensino de engenharia aplicada com parceiros, sempre a pensarmos na sua aplicação”, afirmou o presidente à agência Lusa.

Mário Velindro adiantou, ainda, que a escola tem procurado “parceiros institucionais e tecnológicos para que possa desenvolver os trabalhos de acordo com as necessidades do mercado e para envolver o mais depressa possível os alunos no mercado profissional”.

“Não basta os alunos fazerem as cadeiras e unidades curriculares dentro da escola e não terem contacto com o mundo exterior”, sublinhou o dirigente, salientando que o projecto em parceria com a Critical Software se enquadra nessa estratégia de um ensino empresarial.

Segundo o presidente do ISEC, há outros laboratórios a caminho, através de parceiros empresariais, laboratórios de investigação e instituições.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com