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Projecto de promoção do sucesso escolar em Poiares recebe menção honrosa

2 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Projecto de promoção do sucesso escolar em Poiares recebe menção honrosa

A equipa de Educação do Município de Vila Nova de Poiares recebeu uma menção honrosa na sua participação no 7.º Congresso (Inter) Nacional Conversas da Psicologia – “olhar o presente, pensar o futuro”, com a apresentação de um poster relativo ao trabalho do projecto EPIS.

Este evento, realizado em formato online, foi organizado pela Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, sendo já uma referência entre investigadores e profissionais da área da psicologia e das ciências sociais, contando com a participação dos mais prestigiados investigadores e docentes de universidades portuguesas e internacionais.

Para o Município, mais do que a distinção, trata-se de mais um reconhecimento público do importante trabalho que tem sido desenvolvido e uma excelente oportunidade de dar a conhecer o projecto, partilhar ideias e divulgar os resultados positivos que tem sido possível alcançar no processo sócio-educativo.

Subordinado ao tema “Projecto  Empresários Pela Inclusão Social (EPIS): Potenciação do Sucesso Escolar no 1.º Ciclo no Município de Vila Nova de Poiares” pretendeu-se apresentar aos demais participantes não só o caráter inovador deste projecto educativo do Município que decorre nos três centros escolares do agrupamento de escolas do concelho, mas sobretudo as boas-práticas e os excelentes resultados que têm sido conseguidos com os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico.

O EPIS é um projecto que o Município de Vila Nova de Poiares tem implementado desde o ano lectivo de 2016/17, direccionado para a promoção do sucesso escolar no 1.º Ciclo de Ensino Básico, ajudando e apoiando aos alunos, de forma a promover as suas capacidades de aquisição de conhecimentos e competências, favorecendo e promovendo assim o sucesso escolar dos alunos.

Ao longo destes quatro anos de implementação, foram avaliados 218 alunos, dos quais 98 foram alvo de acompanhamento directo. Dos 218 alunos avaliados, 42 foram encaminhados para serviços específicos, de acordo com as suas necessidades (serviços hospitalares/SNS; CPCJ; Acção Social; Terapia da fala; Psicologia).