“Fotossíntese – o Jardim por quem nos visita” é o título do projecto, promovido pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) junto dos seus visitantes, e que é agora finalista dos UMAC Awards 2018.
O desafio lançado pelo Jardim Botânico pedia que os visitantes fornecessem fotografias suas captadas naquele espaço, fosse casualmente, fosse em ocasiões especiais, e ao longo das décadas. O objectivo era “cruzar essas memórias pessoais com as mutações das plantas e dos espaços ao longo dos anos”, revela a UC.
O resultado deste projecto foi a realização de uma exposição com as diversas imagens, que esteve patente ao longo da alameda de Júlio Henriques, entre Junho e Outubro do ano passado, e que registou a visita de mais de 10 000 pessoas.
“Fotossíntese – o Jardim por quem nos visita” está entre os três finalistas aos UMAC Awards, um prémio internacional que “celebra a dedicação, criatividade e o impacto dos museus universitários e das suas colecções nas instituições que os albergam e na comunidade e na sociedade em geral”, adianta a Universidade.
O UMAC é o comité internacional para as colecções e museus universitários e faz parte do Conselho Internacional de Museus (ICOM), a maior organização internacional de museus e profissionais de museus dedicada à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, do presente e do futuro, tangível e intangível.
Os outros dois nomeados para os UMAC Awards são a Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) e a Universidade de Perm, na Rússia.
O vencedor será anunciado durante a Assembleia Geral do UMAC, a decorrer de 21 a 24 de Junho.