Coimbra  23 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto da Universidade de Coimbra recebe financiamento de 240 000 euros

2 de Março 2021 Jornal Campeão: Projecto da Universidade de Coimbra recebe financiamento de 240 000 euros

O projecto designado “GendER@UC – Gender-Equal Research”, da Universidade de Coimbra (UC), recebeu, recentemente, o financiamento de 240 000 euros do programa “Conciliação e Igualdade de Género” no âmbito do “EEA Grants – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu”.

A acção que visa reforçar a igualdade de género na investigação científica é coordenada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) e reúne uma equipa multidisciplinar que, ao longo dos próximos três anos, vai desenvolver diversas actividades para responder à complexidade das desigualdades de género na investigação.

Segundo Cláudia Cavadas, coordenadora do projecto e vice-Reitora da UC acredita que o financiamento, agora obtido, permiti “promover e incentivar a integração da perspectiva de género nas equipas, nos processos e conteúdos de investigação científica na Universidade de Coimbra e vai certamente aumentar a qualidade e utilidade dos resultados científicos finais, e o seu impacto na sociedade”.

Entre as actividades previstas, destaca-se, por exemplo, o mapeamento de políticas, procedimentos e práticas de igualdade de género em vigor nas unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) da Universidade de Coimbra, por forma a identificar lacunas, estabelecer bases para melhorias e inovações e desenhar um plano de acção para este tema; a realização de acções de sensibilização para a necessidade de implementação de medidas de igualdade de género na prática da investigação, sessões sobre “Género e liderança para a excelência em investigação”; e a elaboração de um manual para a comunicação inclusiva na investigação da UC.

O projecto prevê igualmente a promoção de acções de mentoria, alertando para desigualdades de género nas candidaturas de “alto risco, alto ganho” e motivando candidaturas de investigadoras da UC através de um acompanhamento próximo, bem como a realização de um “bootcamp” designado “WomenResearchers@UC”.

Segundo a equipa do projecto, “a partir de uma perspectiva interseccional, o “GendER@UC” pretende promover a igualdade de género na investigação científica, quer em termos de gestão do processo e carreira de investigação, removendo barreiras e incentivando a participação equilibrada de investigadoras e investigadores nas equipas, gestão de recursos, e tomada de decisões, promovendo um conhecimento mais inclusivo, representativo e socialmente relevante”.

A iniciativa GendER@UC é realizada em parceria com a Universidade da Islândia e o Centro de Estudos Sociais (CES). Além disso, conta com a colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), da AMONET-Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas e da cientista Jessica Cantlon, da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA.