Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto da Universidade de Coimbra fortalece a ligação das crianças com o oceano

6 de Junho 2023 Jornal Campeão: Projecto da Universidade de Coimbra fortalece a ligação das crianças com o oceano

O Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu o projecto “bLueTIDE – Literacia do Oceano para uma Educação Integrada e Dinâmica” com o objectivo de promover a compreensão da importância da zona entremarés rochosa e estimular a sua conservação. Durante dois anos, o projecto percorreu escolas em todo o país, alcançando mais de 500 alunos por meio de diversas ações de sensibilização.

O “bLueTIDE” teve como foco fortalecer a ligação das crianças com o oceano, motivando-as a conhecer e conservar a zona entremarés rochosa. Foram realizadas actividades de sensibilização em 12 escolas, promovendo a interacção entre os alunos e os investigadores de ciências do mar. O projeto buscou estimular a cooperação entre instituições de ensino com e sem o galardão “Escola Azul” e fortalecer práticas de ensino baseadas em ciências do mar.

Segundo Zara Teixeira, investigadora do MARE, foi observado que os alunos das escolas do litoral e com o galardão “Escola Azul” apresentaram, de forma geral, maior conhecimento prévio sobre o oceano e a zona entremarés rochosa, além de uma maior consciência sobre a sua importância. No entanto, o entusiasmo em aprender e participar das actividades propostas foi igualmente evidente em todas as escolas.

Os resultados do projecto indicaram que tanto os professores como os alunos valorizam o contato com os investigadores e a disponibilização de informações científicas em linguagem adaptada e formatos diferentes dos utilizados habitualmente em sala de aula. Esse tipo de abordagem proporcionou maior motivação e interesse por parte dos alunos, além de conferir aos professores maior confiança ao abordar temas relevantes para o futuro dos seus estudantes. Os investigadores, por sua vez, sentem que o seu trabalho é reconhecido e útil para a sociedade.

À medida que o projecto se aproxima de sua reta final, prevista para Agosto, os investigadores estão preparando um guia de actividades destinado aos professores interessados em abordar a temática do oceano, especialmente no 1.º ciclo, bem como um livro com curiosidades sobre a zona entremarés rochosa e dicas para uma visita divertida e segura. Ambos os materiais serão disponibilizados em formato digital durante o verão.

Espera-se que, com o projecto “bLueTIDE”, as crianças e os docentes se tornem agentes activos na conservação desses ecossistemas naturais. Ao conhecerem as espécies e a dinâmica da zona entremarés rochosa, compreendendo a sua importância e como o ser humano é influenciado por ela e a influencia, os alunos poderão tomar decisões informadas que contribuam para a conservação do oceano.