Coimbra  24 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto da UC distinguido no concurso Portugal Air Summit 2019

3 de Junho 2019

O aluno Diogo Correia (o primeiro a contar da esquerda) a receber o prémio no concurso, em Ponte de Sor.

 

O projecto “WattAirWay”, desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e que pretende aumentar o desempenho na administração dos aeroportos, ficou em segundo lugar no concurso “Portugal Air Summit 2019”.

Uma equipa de investigadores da FCTUC desenvolveu um sistema tecnológico para aplicação em pavimentos de aeroportos e aeródromos, que foi distinguido com o segundo lugar do pódio no concurso patrocinado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e que pretende “reconhecer projectos que se destaquem por uma intervenção particularmente relevante e inovadora na área da ciência e/ou cultura aeroespacial”.

O “WattAirWay” (resulta das palavras Watt -unidade de potência elétrica – J/s; Airport, Taxiway e Runway) centra-se em dois grandes objectivos: “a geração de informação útil para a administração aeroportuária e a geração de energia eléctrica”, revela a UC.

O investigador principal Diogo Correia, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes no Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, no âmbito do Programa MIT-Portugal, foi orientado pelo professor Adelino Ferreira, do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA).

“A informação que o ‘WattAirWay’ gera corresponde à medição de vários parâmetros, nomeadamente o número de aeronaves que passam pelo caminho de circulação; carga total por aeronave, assim como a carga por roda resultando numa aferição da distribuição da carga no interior da aeronave; temperatura a várias profundidades no interior do pavimento do caminho de circulação a cada intervalo de tempo que for especificado; temperatura do ar à superfície do pavimento; humidade do solo de fundação do pavimento”, esclarece a Universidade de Coimbra.

Esta informação é “fundamental para a avaliação da qualidade dos pavimentos do aeroporto, assim como para o desenvolvimento de modelos de comportamento dos pavimentos que permitem optimizar as intervenções de manutenção e reabilitação, reduzindo os custos para a administração aeroportuária”, explicam Adelino Ferreira e Diogo Correia, adiantando que “o sistema ainda permite a produção de energia eléctrica pela passagem das aeronaves”.

O sistema é inserido no pavimento dos caminhos de circulação do aeroporto ou aeródromo, locais onde as aeronaves circulam a baixa velocidade. “Existem outras possíveis zonas de inserção do sistema, mas têm de ser suportadas por estudos rigorosos de modo a evitar qualquer risco de segurança”, referem.

O protótipo que está a ser desenvolvido, notam os investigadores, terá “uma cobertura em borracha reciclada de pneus usados e incluirá também componentes resultantes de reciclagem de plástico usado. Estas duas características contribuem para a sustentabilidade ambiental do projecto”, dando como exemplo a “utilização da borracha reciclada na cobertura do protótipo, que oferece um atrito superior ao pavimento normal, garantindo, deste modo, que a segurança na movimentação das aeronaves não é afectada”.

Para os investigadores, um dos “pontos fortes do projecto é contribuir para um melhor desempenho da administração aeroportuária (recolha de dados para a tomada de decisão e geração de energia eléctrica)”, além disso, trata-se de um projecto “amigo do ambiente, enquadrando-se no novo conceito da economia circular, promovendo a redução da pegada ecológica”.

O sistema está a ser desenvolvido no âmbito do projecto “PAVENERGY – Pavement Energy Harvesting Solutions (https://pavenergy.dec.uc.pt), co-financiado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da FCT.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com