Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto da Fundação Sophia recebe prémio Caixa Social

17 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Projecto da Fundação Sophia recebe prémio Caixa Social

O projecto Sophia Cuida da Fundação Sophia é um dos distinguidos nos prémios Caixa Social 2023 anunciados pelo Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos.

A entrega dos prémios decorre hoje (17), pelas 18h00, na Culturgest em Lisboa, num total de 36 entidades que “tiveram os seus projectos premiados” com o valor global de 760 mil euros e que “visam financiar e desenvolver projectos sociais, orientados para mitigar a pobreza e favorecer a inclusão social”.

De acordo com uma nota do Conselho de Administração, “nesta edição foram recebidas 777 candidaturas, provenientes de todo o país, tendo sido elegíveis 741. Numa análise aos 36 projectos premiados, 32% das candidaturas são da área de Inclusão Social e Solidariedade; 36% da área da Prevenção e Cuidados de Saúde; 26% da área da Educação, Formação e Capacitação e 6% da área da Criação e/ou promoção de Emprego”.

Acrescenta ainda que “As candidaturas foram apreciadas por um júri independente, composto por personalidades que garantem a inclusão de diferentes visões e experiências na avaliação das propostas, tendo presente as áreas de intervenção desta edição. Presidido por António Morais, Presidente do Conselho de Administração da Caixa, contou ainda com Filipe Almeida (Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social), Filipe Santos (director da Universidade Católica Portuguesa), Maria José Ritta (ex-Primeira Dama), Maria Marín (Administradora Não Executiva da Caixa), Viriato Soromenho Marques (Professor Catedrático na Faculdade de Letras da UL)”.

Nesta 5.ª edição dos Prémios Caixa Social 2023, a Fundação Sophia foi distinguida na área de Formação e Capacitação.

Fiel à sua matriz solidária e ao seu projecto institucional, a Fundação Sophia pretende apoiar cada vez mais famílias para que a institucionalização da pessoa idosa e dependente ocorra apenas quando estritamente necessário, aliando a sua experiência de intervenção de cariz social, à actividade continuada em prestação de cuidados de saúde.

Com este projecto, SOPHIA CUIDA, a Fundação pretende constituir um Centro de Formação de Cuidadores Informais capaz de lhes proporcionar formação, treino e apoio contínuo, assim como, criar um Centro de Capacitação de Entidades Formadoras nesse domínio.

Procura ainda instalar uma rede de cuidadores, formais e informais, em interacção com apoio permanente, bem como, criar parcerias com outras Instituições.