Coimbra  21 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto da Cáritas de Coimbra promove acção de limpeza de ruas na Marinha das Ondas

1 de Julho 2021 Jornal Campeão: Projecto da Cáritas de Coimbra promove acção de limpeza de ruas na Marinha das Ondas

A Cáritas de Coimbra, através do seu projecto “Sem Diferenças E8G”, vai dinamizar, no dia 4, pelas 10h15, uma iniciativa de limpeza das ruas na Marinha das Ondas.

Este é um desafio que foi lançado pela Comunidade Migrante, que reside na localidade, e que pretende através desta actividade promover a sua integração, ao mesmo tempo que sensibiliza a comunidade para a importância de manter as ruas e espaços comuns limpos e organizados.

O projecto “Sem Diferenças E8G”, implementado no Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, tem realizado um trabalho de intervenção e proximidade junto das Comunidades Migrantes. A ideia de uma acção de sensibilização ambiental surgiu nestas sessões, em que os técnicos do projecto ouvem os desejos, angústias e necessidades destas pessoas, com o intuito de lhes dar voz e como uma forma de se afirmarem na comunidade envolvente.

Assim, no próximo domingo, com a autorização e orientação de um delegado de saúde, o projecto “Sem Diferenças” estará, entre as 10h00 e as 12h00 na Marinha das Ondas, a implementar duas actividades simultâneas.

Vão estar 40 adultos, divididos em grupos de cinco ou seis elementos (cada um com a sua cor) seguirão por uma rua onde será apanhado lixo. Ao mesmo tempo, os participantes irão identificar espaços sem contentor de lixo ou contentor em mau estado, para posteriormente ser pedida a colocação de um novo ou a substituição do antigo.

A outra actividade é dirigida a crianças e terá lugar no Adro da Igreja. Serão realizados ateliers lúdicos para grupos de quatro a cinco crianças, desenvolvidos com o apoio de parceiros que se juntam à Cáritas de Coimbra para “Brincar e Aprender” com os mais pequenos.

A Câmara Municipal, a Lusiaves e o projecto “Sem Diferenças” contribuíram para a construção dos kits de participação, que crianças e adultos irão receber no início da manhã.

Devido às restrições impostas pela actual pandemia, as inscrições nesta iniciativa são obrigatórias e limitadas a 40 participantes. Os interessados poderão fazer a sua inscrição através do formulário disponível em https://forms.gle/7KoiEyC17XHgWMrRA

O projecto “Sem Diferenças E8G” conta com um consórcio composto por várias Entidades – Cáritas Diocesana de Coimbra, Município da Figueira da Foz, Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Agrupamento de Escolas do Paião, CPCJ Figueira da Foz, Celbi, Figueira Domus, Centro de Competências TIC -Softciências da Universidade de Coimbra e Microplásticos.