Coimbra  21 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto da Cáritas de Coimbra no top 25 europeu dos mais influentes

8 de Maio 2018 Jornal Campeão: Projecto da Cáritas de Coimbra no top 25 europeu dos mais influentes

O projecto “GrowMeUp”, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi integrado no top 25 dos projectos europeus mais influentes, elaborado pela Comissão Europeia.

Financiado pelo ‘H2020’ e coordenado pela Universidade de Coimbra (UC), o projecto inclui ainda um consórcio formado por oito parceiros de seis países da União Europeia (Portugal, Suíça, Holanda, Chipre, Espanha e França) e “utiliza a inovação tecnológica para um envelhecimento mais activo e saudável”.

O objectivo do “GrowMeUp” era “fornecer uma resposta ao desafio das alterações demográficas, através de um sistema robótico de custo acessível capaz de aprender as necessidades e hábitos das pessoas idosas ao longo do tempo e melhorar sua funcionalidade para compensar a degradação da idade, apoiar, encorajar e motivar os adultos mais velhos a permanecerem mais activos, independentes e socialmente envolvidos, na realização de sua vida diária em casa”, revela a Cáritas.

A instituição conimbricense foi uma das que desenvolveu os testes-piloto (com pessoas idosas e cuidadores), tendo participado também no levantamento de requisitos / co-criação da solução e coordenado os trabalhos referentes à ética.

O “GrowMeUp” teve início a 01 de Fevereiro de 2015 e terminou a 31 de Janeiro deste ano.