Coimbra  22 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Projecto da Cáritas de Coimbra apoia a comunidade migrante com material escolar

31 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Projecto da Cáritas de Coimbra apoia a comunidade migrante com material escolar

A Cáritas de Coimbra, através do seu projecto “Sem diferenças E8G”, está a promover uma campanha de recolha de material escolar. Este é um desafio que o Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, onde está a ser implementada a iniciativa, lança à comunidade e às entidades que com ele têm colaborado. O objectivo é distribuir os materiais escolares obtidos pelas crianças e jovens das famílias migrantes que residem na Freguesia da Marinha das Ondas.

O “Sem diferenças” tem realizado um trabalho de intervenção e proximidade com as comunidades migrantes que trabalham nas empresas circundantes ao Centro. As famílias são oriundas do Nepal, Índia, Bangladesh, entre outros países, e as suas crianças e jovens frequentam as escolas locais. O Centro Comunitário da Boa Viagem tem promovido a integração e interacção desta comunidade com a comunidade local e também a integração dos mais novos através das diferentes actividades que realiza como aulas de robótica, lanches partilhados ou oficinas de histórias. Neste momento o projecto “Sem diferenças” acompanha 170 crianças, pertencentes a 103 famílias, residentes na Freguesia da Marinha das Ondas.

O projecto conta com um Consórcio composto por várias entidades – Cáritas Diocesana de Coimbra, Município da Figueira da Foz, Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Agrupamento de Escolas do Paião, CPCJ Figueira da Foz, Celbi, Figueira Domus, Centro de Competências TIC -Softciências da Universidade de Coimbra e Microplásticos.